Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

5 Entrevistas com Escritores Mais Lidas do Blog

Entrevistas com escritores são uma ótima forma de conhecer mais sobre o processo de criação literária, o papel da leitura na vida deles e de matar a curiosidade, além de apresentar suas obras para que mais leitores possam conhecer, especialmente em um país como o nosso. Desde que o meu blog se voltou para o universo da literatura, tenho deixado minha contribuição, ajudando a circular informações e recomendando livros de autores que nem sempre são divulgados em grandes jornais e/ou revistas literárias.


Minhas fascinação pela criação literária e por histórias de escritores, acabaram me levando a escrever o livro de terror, Escrita Maldita, no qual os dois personagens principais são escritores. Os leitores têm gostado bastante de mergulhar nesta jornada e conhecer um pouco mais sobre este processo que pode ser intenso e pode variar de autor para autor.

Até o momento, já rolaram 23 entrevistas com escritores aqui no blog, sendo 21 brasileiros e dois internacionais. Blogs literários podem não ter tanto alcance quanto veículos de comunicação maiores, mas levando em conta que sou responsável por fazer tudo, desde a produção do conteúdo até a divulgação, fico feliz com os resultados. A entrevista mais lida do blog foi com o escritor Eliel Barberino e contou com 2500 visualizações.

Confira quais foram as 5 entrevistas com escritores mais lidas no blog:


1) Eliel Barberino 


Eliel Barberino é autor do livro A Era dos Mortos-Vivos, no qual ele explica a questão do zumbi como um fenômeno cultural. O escritor falou sobre essas criaturas e o sucesso nas narrativas, bem como a relação entre o mortos-vivos e a sociedade.

2) Karina Dias 


Karina Dias é autora de várias obras literárias com a temática lésbica, entre elas Diário de uma Garota Atrevida, Aquele Dia Junto ao Mar, As Rosas e a Revolução e Sem Destino. Suas histórias retratam personagens lidando com seus dilemas em diferentes fases da vida. Na entrevista, a autora falou sobre a importância da temática LGBT na literatura e da representatividade de personagens lésbicas no universo dos livros.

3) Ka Hancock 


A primeira autora internacional a aceitar participar de entrevista aqui para o blog. Após ler o livro de romance Dançando Sobre Cacos de Vidro, fiquei curioso para conhecer mais sobre a responsável por essa história sobre amores, aceitação e resiliência, que tem emocionado leitores do mundo inteiro. A escritora com especialização em enfermagem falou sobre o livro que marcou sua entrada no meio literário, que conta a história de um homem com transtorno bipolar que se envolve com uma mulher que tem histórico de câncer.

4) Evelyn Postali  


Evelyn Postali é aquela artista completa, que além de se dedicar à escrita, também se aventura pelo universo da arte e da fotografia. Entre os seus mais recentes romances estão Trilhas de Silêncio e Promessa de Liberdade, duas obras que dialogam bem como temas do nosso tempo, como liberdade, preconceitos e relacionamentos. A autora falou sobre seu interesse pela arte de escrever, bem como a importância de incentivar o hábito da leitura no Brasil.

5) Bia Machado 


Bia Machado foi a criadora da Caligo Editora. Além de editora, ela também é professora e autora de diversos contos e do livros voltado para crianças, Chuva de Madalena e Esperando por Joaquim Cortez. Na entrevista, a autora falou sobre a criação da editora, algumas das dificuldades de escritores nacionais e sobre sua própria escrita.

Para quem ainda não leu, espero que goste das entrevistas! Compartilhe o post e/ou deixe um comentário, para que eu possa continuar trazendo mais conteúdo sobre o universo da literatura para vocês.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

O blog também conta com um canal no YouTube. Assista ao vídeo da semana e se inscreva!



Confira a entrevista mais recente publicada no blog com as escritoras Kelly Shimohiro e Dany Fran, as Irmãs de Palavra!

Comentários

Mais lidas da semana