Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Lore: Conheça a nova série sobre lendas assustadoras

Crenças podem ser perigosas. Histórias de terror podem ser assustadoras, mas sabemos que são ficção. Por outro lado, muitas delas foram inspiradas em casos reais. A jornada da humanidade está repleta de acontecimentos que nos dias atuais nos parecem perturbadores e foram aceitáveis em determinados contextos históricos, sociais, religiosos e culturais.


Conheça Lore: Série sobre Lendas de Horror


Com a proposta de contar algumas dessas crenças assustadoras, a série Lore estreou sua primeira temporada na semana da Sexta-Feira 13, em outubro de 2017, mundialmente através da Amazon Prime Video, serviço de streaming de vídeo. Inspirada em um podcast premiado, a série de antologia de terror mistura animação, atuações dramáticas e narração. O programa televisivo conta com um produtor executivo de The Walking Dead e um produtor executivo de Arquivo-X.

Em seis episódios, o telespectador é levado a histórias que fazem parte do nosso imaginário e fizeram e continuam fazendo sucesso na indústria cultural: livros, filmes e seriados. Dá para entender um pouco da força das lendas e de como somos influenciados por elas. A modernidade pode ter deixado muitas dessas crenças para trás, mas vale lembrar que em alguns lugares as tradições permanecem vivas.

O que amarram essas histórias? Primeiro, vale lembrar que são histórias de uma época em que as doenças eram menos conhecidas do que atualmente, então, as reações das pessoas na maioria das vezes estava relacionada às crenças. A série acaba indo muito além das informações e do entretenimento, nos fazendo refletir como os comportamentos que não eram esperados naquele contexto poderiam ser um pesadelo, gerando violência, ódio, assassinato e confinamento. Faz parte da natureza humana tentar encontrar respostas para seus problemas, mas nem sempre as escolhas que fazem são as mais sensatas.

A narração de Aaron Mahnke torna a série mais agradável e nada mais do que merecida, afinal, a série foi inspirada em seu podcast. Com um estilo que lembra um pouco aqueles programas que misturam documentário e dramatização, Lore vem com mais uma opção para os amantes de histórias sombrias.

Criaturas imaginárias ou reais? Entre os domínios da razão e da emoção, muitas coisas podem acontecer. Vampiros, lobisomens, fadas, bonecos, poltergeists e os chocantes tratamentos que eram adotados para portadores de transtornos mentais. A série mostra como os conflitos internos, as diferentes personalidades, as doenças e os acontecimentos serviam como combustível para atitudes que nos dias atuais são consideradas terríveis e como as coincidências podem nos cegar.

“Eu escrevi um texto do Lore porque queria contar histórias. No processo de pesquisa de um novo romance, muitas vezes descubro partes da história e da tradição que dão a relatos comuns um novo nível de detalhe e uma nova humanidade. Os contos de vampiros, por exemplo, não são histórias de seres sobrenaturais; são histórias sobre o nosso anseio pela imortalidade, a indicação de que a morte nos espera em todos cantos, e uma maneira de racionalizar os mistérios da morte. As histórias de vampiros não são sobre vampiros, você vê. Elas são sobre nós”comentário de Aaron Mahnke em seu blog

A série tem arrancado comentários positivos dos telespectadores. Estou curioso para saber se vai ter uma segunda temporada. Como eu ainda não conhecia o podcast de Lore, já salvei o site para que possa ouvir quando estiver com vontade. Até o momento, o podcast conta com 71 episódios.

Assista ao trailer de Lore: 




Sobre o criador de Lore – Aaron Mahnke é o escritor, apresentador e produtor de Lore, bem como o autor de livros de thrillers sobrenaturais. Aaron tem um profundo amor pelo misterioso e assustador que começou com Mistérios Não Resolvidos e Arquivo-X – um amor que continua até hoje. Basicamente, ele é um nerd de qualquer coisa inexplicável ou sobrenatural.

Aaron vive com sua família na área histórica de Boston, no coração de Lovecraft Country e no epicentro dos julgamentos das bruxas de Salem.

Ficou curioso? Lore pode ser assistido na Amazon Prime Video

Para quem gosta de podcasts, fica a dica para quem quiser conhecer mais histórias: http://www.lorepodcast.com/episodes

As histórias de Lore foram reunidas em uma série de três livros. O primeiro The World of Lore: Monstrous Creatures foi lançado no dia 10 de outubro de 2017 pela editora Wildfire. The World of Lore: Wicked Mortals, o segundo livro já está em pré-venda e deve ser publicado no dia 19 de abril de 2018.


Confira a sinopse do livro The World of Lore: Monstrous Creatures:


Eles vivem nas sombras – no fundo da floresta, no final da noite, nos recessos escuros de nossa mente. Eles são falados em histórias e superstições, relíquias de uma era não iluminada, contos de esposas velhas, transmitidos através de gerações. E, no entanto, por mais que sejamos cautelosos, como indivíduos ou como sociedade, uma parte de nós continua vulnerável a eles. Lobisomens e wendigos, poltergeists e vampiros, elfos irritados e espíritos vingativos.

Neste volume lindamente ilustrado, o anfitrião do podcast de Lore serve como um guia em uma viagem fascinante através da história dessas criaturas aterrorizantes, e explora não só as lendas, mas o que elas contam sobre nós mesmos.

Os monstros do folclore tornaram-se não apenas uma parte do nosso idioma, mas também uma parte da nossa psique coletiva. Se esses bestas e bicho-papões são reais ou apenas um reflexo de nossos medos primordiais, sabemos, em algum nível, que nem todo mistério foi explicado e que o desconhecido ainda possui o poder de atingir o medo em nossos corações e almas.

Como Aaron Mahnke nos lembra, às vezes a verdade é ainda mais assustadora do que a sabedoria...

Confira também: 6 Curtas de Terror para Assistir no mês de Halloween

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana