Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Reflexão sobre Isolamento, Dinheiro e Vida

O que dizer das pessoas enchendo o saco e ainda não perceberam que não é só uma questão de querer 'deixar as pessoas trabalharem'? Ainda não entenderam a seriedade do Coronavírus nem vão entender. Já morreram médicos, religiosos e pessoas de diferentes faixas etárias [...]


Não só idosos, como algumas pessoas desatualizadas acreditam. Usam a própria negação para justificar críticas à mídia. Pura ignorância. Não gosta da mídia brasileira? Vai atrás da internacional para descobrir o que realmente está acontecendo. Saia da zona de conforto.

Não percebem não é só uma questão de hoje ou amanhã, mas de hospitais que podem hiperlotar, profissionais sem equipamentos de segurança e muitas mortes que podem/poderiam ser evitadas. Em vez de lutar para que o governo auxilie financeiramente, as pessoas criam histeria financeira e preocupações com negócios. Prefere ter dinheiro para o caixão ou viver?

Seu trabalho vale mais do que a sua vida? O imediatismo mata.

Acha que os jornais brasileiros estão te 'manipulando'? Nos outros países, achavam o mesmo, antes dos números de infectados aumentarem drasticamente. Em vários países, profissionais de saúde estão morrendo por falta de condições adequadas de trabalho, pessoas que morreram salvando vidas.

Seu tédio não vale mais do que a vida do outro. Não, não são os jornais e profissionais de saúde do mundo todo que estão mentindo. Talvez esteja na hora de admitir que, para algumas pessoas, ter dinheiro importa mais do que viver.
***

Adorando a leitura de O Café da Manhã dos Campeões. Um livro cheio de críticas ao imperialismo norte-americano. Ótimo para refletir sobre como muitas pessoas valorizam mais o dinheiro do que a própria vida e a própria liberdade. ☕

Compre o livro com desconto: https://amzn.to/2xE2LRW

Sobre o autor:


Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana