Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Espectro Autista: Um ano de diagnóstico formal e combate aos pseudotratamentos e charlatanismo

Hoje é dia de TBT. Então, lá vai. 


Essa foto foi tirada um dia após o meu diagnóstico formal de Síndrome de Asperger (Espectro Autista). Fiquei meses até conseguir a consulta e ter dinheiro: sou escritor, não ter dinheiro é meu sobrenome.


Minha médica é uma das melhores do Brasil no assunto. Anos-luz à frente de muitos neurologistas e psiquiatras que ainda estão presos aos conceitos ultrapassados do que é autismo e não entendem o que significa o termo espectro.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram. Em Abril do ano passado, fiz campanha contra vários tratamentos falsos de autismo. O que isso tem a ver com hoje?

Veja bem, oportunistas sempre exploram as crenças pessoais, fé e pontos cegos das pessoas. Metade dos tratamentos falsos de autismo também foram, são e serão ofertados como tratamento para o Coronavírus.

Quem não aprende com o passado vai repetir no presente. Muita gente me achou chato no ano passado. Muita gente me acha e achará chato em 2020, mas talvez quando vocês souberem identificar oportunistas de saúde, vão me agradecer duas vezes.

Algumas pessoas não têm remorso. Só se importam com o dinheiro. Deus é Dinheiro para elas. Se Deus é dinheiro, logo Dinheiro acima de tudo e todos. Cuide-se e seja esperto. Na dúvida, leiam conteúdos sérios.

Não respondo mensagens. Mas respondo comentários. Qualquer dúvida, só gritar. Autistas ativistas entendem muito de pseudociência, pseudotratamentos e lavagem cerebral. Precisando, não tenham receio de perguntar. Não mordemos neurotípicos, só os que merecem.

PS: Assim como muitos profissionais de saúde não entendem nada de Coronavírus, obviamente não são todos autistas ativistas que entendem da Pandemia. Só saber escolher bem a fonte.

Lembranças de quando as Sailormoon salvaram o Brasil em 2019 ☾

Sobre o autor – Ben Oliveira foi diagnosticado autista (Síndrome de Asperger) aos 29 anos, é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.


Leia também: 

Dançar na chuva é arte: 10 Dicas para manter a paz nos dias de Quarentena 

Autismo: 10 Problemas na busca do diagnóstico de Síndrome de Asperger para adultos 

Fake News de Saúde e Autismo: 10 Desafios de Combater o Charlatanismo 

Avaliação Neuropsicológica: 5 Motivos para ler o livro 

Feliz Ostara: 10 Indicações Aleatórias de Livros para Ler 

Carta Aberta: Jair Bolsonaro Nunca Foi Opção (Ben Oliveira)  

Fique Em Casa: A Importância de Aceitar a Realidade e Cuidar da Saúde Mental 

Quarentena: Indicações de Livros para Ler e Refletir nos dias de isolamento 

36 Livros sobre Saúde Mental 

Coronavírus: 10 Dicas para lidar com autistas na quarentena 

A História do Autismo: 10 Motivos para ler o livro Outra Sintonia 

DesGoverno: Artistas respirando por aparelhos e espíritos apodrecidos 

Reflexos da falta de investimento em educação e cultura e hipervalorização do dinheiro 

Quarentena: Detox de notícias, da apatia e da alienação coletiva 



Para ficar por dentro das minhas novidades:

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/ 

TikTok: https://www.tiktok.com/@benoliveira1

Comentários

Mais lidas da semana