O livro Adeus, Promessas (Every Last Promise) é um recorte narrativo de como um grupo de amigas, suas vidas e relacionamentos podem se transformar completamente por causa do silenciamento sobre algo desolador e indefensável. A obra de Kristin Halbrook conta com tradução de Lavínia Fávero e foi publicada pela editora Plataforma 21 (V&R Editoras) , em 2016. Compre o livro Adeus, Promessas (Kristin Halbrook): https://amzn.to/3os3Z7W Narrado em primeira pessoa por Kayla , o romance é contado em duas épocas: Primavera e Outono , que podem ser vistos tanto como períodos temporais, como metáforas de como a vida da protagonista mudou antes e após alguns incidentes marcantes, como a noite de um acidente que abalou a cidadezinha em que ela mora. Entre idas e vindas, o leitor é levado a descobrir gradualmente o envolvimento da protagonista no acidente, bem como as coisas que teriam acontecido antes e as consequências para o seu círculo social. Após um período morando em outra cidade co
Fique em Casa: Autistas com mais energia por causa das ruas silenciosas
Tempos de Pandemia e ainda no mês.da conscientização de autismo.
Como tenho hipersensibilidade sensorial/auditiva e as ruas estão mais silenciosas, estou com mais energia do que no dia a dia barulhento. Deu até para falar com minha mãe por videochamadas, algo que não tenho o hábito.
Muitas pessoas no espectro autista não gostam de falar no telefone. Muita gente acha que é timidez ou introversão, mas são coisas bem diferentes. O processamento de informação auditiva pode ser alterado, especialmente em ambientes barulhentos.
Enquanto o cérebro do Não-autista consegue filtrar estímulos, o cérebro autista pode ficar hiperestimulado e não conseguir filtrar. Então, os sons de fundo, acabam ficando em intensidades parecidas com os sons próximos e se concentrar e escutar o que o outro está falando pode ser difícil.
Para lidar com isso, muitos autistas aprendem a disfarçar suas dificuldades. Se perguntamos algo mais de uma vez e não entendemos o que o outro falou, podemos rir (o problema é quando era algo sério).
Esse controle auditivo pode ser bem aleatório. Em alguns dias pode ficar mais regulado, em outros mais desregulados.
Então, para a pessoa que, como eu, ama ouvir músicas internacionais. Em alguns dias, meu cérebro filtra normalmente os sons; em outros, fica mais difícil detectar o que foi dito.
Também é um lembrete importante de que, em muitos casos, é melhor encontrar formas alternativas/complementares de comunicação: se o ambiente está muito barulhento, como ruas,. shopping, cafeterias etc., você pode fornecer tampões e/ou fones de ouvido e/ou até mesmo enviar mensagens de texto pelo celular.
Sobre o autor – Ben Oliveira foi diagnosticado autista (Síndrome de Asperger) aos 29 anos, é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!