Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Especialista em Marketing e MBA fez palestra sobre Tsunami Marketing na UCDB

Hoje (26) aconteceu no anfiteatro do bloco A da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), uma palestra sobre Tsunami Marketing com o professor dos cursos de MBA e pós-graduação de diversas instituições, Marcos Hiller. O evento contou com a participação de estudantes e docentes de publicidade, jornalismo e pós-graduação da UCDB.

Hiller que é formado em marketing pela ESPM-SP, especializado em Marketing de Serviços pela FAAP-SP e  MBA em Gestão de Marcas (Branding) na Universidade Anhembi Morumbi, começou a palestra falando sobre Ética.

Após apresentar alguns conceitos de marketing, como o de Peter Drucker que é considerado o pai da administração moderna, o palestrante contou o Case da New Coke em que Sérgio Zyman cometeu um erro de marketing.

Zyman retirou os produtos com a fórmula original da Coca-Cola do mercado e substituiu pela New Coke que tinha um gosto mais doce e suave, entretanto os consumidores não gostaram da idéia e após 3 mêses a Coca-Cola trouxe de volta aos mercados a conhecida Coke Classic.

O cenário é novo!

Marcos Hiller comentou sobre o cenário novo em que vivemos, coisas que não existiam ou não eram importantes há 10 anos atrás, como: Orkut, Blackberry, MSN, Obama, Google, iPod, Twitter, Facebook, Linked In, Youtube, iPhone, iPad, GPS, Bluetooth, Blu-ray.


"O Obama é um símbola dessa nova era", disse o palestrante, que falou sobre a campanha "Obama for America", vencedora do Leão de Cannes, que utilizou ferramentas e redes sociais para conquistar eleitores.

Marca & Branding

De acordo com Hiller, existem milhões de ranking de marcas no mundo e não existe um consenso entre eles. Algumas marcas que estão nos principais ranking são: PUMA, GAP, Starbucks, Apple e Marlboro.

Um bom exemplo do poder da marca, é o consumidor que prefere comprar um produto mais caro que , muitas vezes, não é diferente de um mais barato de outra marca. "Toda marca traz uma promessa, até mesmo através de um Slogan", contou o palestrante.

"Branding é o estudo da marca, o termo surgiu da palavra 'brand' que significa 'marca' em inglês". Marcos Hiller explicou que branding é o gerenciamento da marca, ressaltando que ele não está somente relacionado ao design e que ele deve ser feito a longo prazo.

A Coca-Cola e a Pepsi foram mostradas como exemplo de branding, enquanto a primeira não mudou o logo desde o início, a Pepsi sofreu uma série de transformações.

O palestrante propôs o seguinte exercício de branding aos presentes: se escondermos a marca e você souber qual é a marca, significa que ela fez um trabalho de branding bem feito. E ainda acrescenta: "Quando você não faz branding bem feito, você faz propaganda de graça para o líder da categoria".

Livros sugeridos pelo palestrante

» "O fim do marketing como conhecemos", escrito pelo ex-diretor de marketing da Coca-Cola, Sérgio Zyman.

» "Don't bother me Mom - I'm learning", com tradução literal "Não me encomode mãe, eu estou aprendendo", o livro escrito por Marc Prensky fala sobre a Geração Y.

Comentários

Mais lidas da semana