Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo'

Em seu livro 'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo' (Editora Com2B, 2010), o estatístico Fabrício Saad orienta como as empresas podem usar as mídias sociais para avaliar os riscos e usos de diferentes redes sociais, conquistar e fidelizar o consumidor com transparência, planejar estratégias e engajar colaboradores.

Fabricio Saad é graduado em estatística com pós em marketing pela FGV e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Possui 12 anos de experiência como executivo de marketing, é consultor de marketing digital, estudioso da área e palestrante.

Saad conta que as mídias sociais permitem o acesso, produção e compartilhamento de informações entre diferentes pessoas, de diferentes lugares do mundo. Segundo o autor, um dos subconjuntos das mídias sociais são as redes sociais, em que os usuários criam seus perfis, se reúnem e interagem entre si.

Fabrício Saad dá dicas de como as empresas podem usar as mídias sociais para melhorar a comunicação com os clientes, conhecer o público-alvo, gerar resultados, além de trazer dados numéricos sobre as mídias sociais no Brasil.

De forma resumida, o autor cita e descreve diferentes tipos de mídias sociais e exemplos, veja alguns: rede sociais (ex: Facebook, Orkut, LinkedIn); plataformas de compartilhamento (ex: Youtube, Flickr, SlideShare); microbloggins (ex: Twitter); social games (ex: Farmville [Facebook], Colheita Feliz [Orkut]; Agregadores (ex: Digg, Delicious) e SMO (ex: Meadiciona.com).

A evolução tecnológica fez com que os consumidores também se transformassem. Saad conta sobre os neoconsumidores, que são marcados pelo comércio eletrônico, mobilidade, fidelidade e rentabilidade, mostra o processo de evolução dos consumidores, aborda cada uma das etapas evolutivas e caracteriza o neomercado e seus impactos.

Cada empresa está engajada de forma diferente nas mídias sociais, algumas estão presentes em diferentes tipos de mídias sociais, enquanto outras estão apenas começando. O autor comenta como as empresas reagiram a este novo contexto: no início, com a contratação de advogados para contratar os consumidores que criticavam seus serviços e produtos; Depois de forma reativa, criaram serviços de atendimento ao consumidor digital; Atualmente, com pro-atividade e viralização de conteúdos. Sadd também analisa os custos, recursos humanos, infra-estrutura e regulamentação relativos às mídias sociais no Brasil.

O livro enxuto, com apenas 92 páginas, bastante objetivo, ainda traz alguns cases de sucesso e infográficos sobre mídias sociais, manual de boas práticas de marketing corporativo nas redes sociais e uma lista de eventos e sites de referência sobre o tema.

Recomendo o livro aos empresários que ainda não se deram conta do potencial das mídias sociais, aos profissionais que estão trabalhando nesta área relativamente nova, aos estudantes das áreas de comunicação e tecnologia e aos que têm interesse em aprender mais sobre o assunto.

Comentários

  1. Olá, Ben

    Legal a sua dica sobre o livro do Fabrício Saad , gostei. Também faço parte do Grupo Papos na Rede, é muito bom saber que tem mais alguem além de mim aqui do Estado participando do grupo. Gostaria de poder trocar umas ideias com você, e aprender mais um pouco.

    Abraços.

    Liany Oliveira Lima

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentario sobre o livro de Fabricio Saad. Me motivou a compra-lo... O tema eh apaixonante e o autor parece ser conhecido estudioso no assunto. Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana