Pular para o conteúdo principal

Destaques

O Círculo das Invalidações

O círculo das invalidações. É difícil estar em um lugar onde cada pessoa tem uma expectativa sobre você, mas pouco importa o que você pensa ou sente. Escolhas são feitas, independente da sua opinião e cada pessoa te empurra em uma direção diferente, te deixando preso em uma nuvem de confusão. Às vezes, assim é a vida. Há momentos em que você precisa aprender a se posicionar, a dizer não e aceitar que nem tudo precisa ser como os outros querem, impor limites sinceros. A vida era feita de escolhas e sabia o custo de cada uma delas e nem sempre estava disposto a receber críticas que não condiziam com sua realidade. Então, às vezes era necessário quebrar o círculo, encarar o quadrado, observar o triângulo, quebrar a linha para então descobrir como realmente queria. Entre conselhos indesejados e comentários invalidantes, precisava se lembrar do mais importante: da auto-validação. Era ao silenciar as vozes que os outros tinham sobre ele, que poderia aprender a se escutar mais. Nem sempre é f...

Direito e Imprensa são abordados em seminário para jornalistas

Texto: Ben Oliveira.

Secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves dos Santos foi um dos destaques do 5º Seminário de Direito para Jornalistas, realizado no dia 26 de setembro de 2012, às 20h45, no Plenário do Tribuanl do Júri, do Fórum de Campo Grande (MS). O jornalista ministrou a palestra "Direito, Imprensa e Comunicação Social: A responsabilidade da informação".
Marcone Gonçalves fala sobre a importância do compromisso com a informação.
Foto: Ben Oliveira.

Marcone Gonçalves comentou sobre a importância dos profissionais de jornalismo e direito e afirmou que são áreas para pessoas com coragem e que tomam decisões. "... não é lugar para gente pequena", declara.

Sobre o jornalismo, Marcone Gonçalves falou que este não é realizado somente nas redações de jornais, mas também em instituições, como o Tribunal de Justiça, e em breve deve abrir maior demanda dos profissionais nestas organizações.

O palestrante falou sobre a importância do direito e do seu protagonismo. "Precisamos encontrar formas alternativas de resolver nossos problemas", Marcone Gonçalves critica o pensamento de se criar leis para qualquer problema que aparece. O jornalista ainda ressaltou a necessidade dos jornalistas entenderam as transformações da sociedade brasileira, seus valores e costumes, dando como exemplo a nova classe média.

"Não há imparcialidade e objetividade nas notícias", Marcone apontou um dos mitos do jornalismo e ainda menciono a confusão das pessoas sobre notícias e fatos. "A notícia não é realidade, é construção da realidade", justificou.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam sobre a imprensa e os escândalos serem as principais notícias publicadas, Marcone Gonçalves comentou que a maioria das informações são de rotina e podem ser planejadas (95%) e poucas são acidentes (3%) e escândalos (1%).

Entre as importâncias do jornalismo está a de construção de imagem diária das instituições e pessoas. Para o jornalista, a informação é importante quando afeta um grande número de pessoas, é inequívoca, tem relação com a cultura média dos leitores, é imprevisível e relevante.

A contextualização das informações também é citada como algo importante para o jornalismo. Marcone cita que as pessoas não querem somente informações, mas emoções que podem ser obtida por meio da maneira que o jornalista conta boas histórias. Em relação aos problemas de comunicação entre imprensa e judiciário, o jornalista ensina: "Comunicação não é o que você diz, é o que a pessoa entende".

Mais lidas da semana