Pular para o conteúdo principal

Destaques

O Círculo das Invalidações

O círculo das invalidações. É difícil estar em um lugar onde cada pessoa tem uma expectativa sobre você, mas pouco importa o que você pensa ou sente. Escolhas são feitas, independente da sua opinião e cada pessoa te empurra em uma direção diferente, te deixando preso em uma nuvem de confusão. Às vezes, assim é a vida. Há momentos em que você precisa aprender a se posicionar, a dizer não e aceitar que nem tudo precisa ser como os outros querem, impor limites sinceros. A vida era feita de escolhas e sabia o custo de cada uma delas e nem sempre estava disposto a receber críticas que não condiziam com sua realidade. Então, às vezes era necessário quebrar o círculo, encarar o quadrado, observar o triângulo, quebrar a linha para então descobrir como realmente queria. Entre conselhos indesejados e comentários invalidantes, precisava se lembrar do mais importante: da auto-validação. Era ao silenciar as vozes que os outros tinham sobre ele, que poderia aprender a se escutar mais. Nem sempre é f...

Autismo: Disfunção Executiva e reaproveitando coisas quebradas

Naturalmente desastrado. Hoje é Dia de Conscientização do Autismo, então, vou levar um pouco de informações.


Pessoas no espectro autista podem ter dificuldade com coordenação motora/localização espacial e ter disfunção executiva: trombar nas coisas, por exemplo. Não é exclusivo de autistas.

Sobre a disfunção executiva, pessoas com TDAH e outras condições também podem ter (Alzheimer, Parkinson, ansiedade, depressão, bipolar etc.).

No caso de nós, autistas, situações de estresse sensorial e emocional podem piorar a disfunção executiva. Há dias em que ficamos mais estabanados do que nosso normal. O que pode significar pequenos acidentes.

Desde criança, venho derrubando e quebrando potes. Na vida adulta, aprendi que não dá para odiar aquilo que você não pode mudar. Então, a gente improvisa. Às vezes, tento reaproveitar as coisas que quebro. O que dá para colar, eu colo. O que dá para ser reaproveitado, tento usar e o que precisa ir fora, aprendi a desapegar sem me culpar sempre (não tão fácil, muitas pessoas com Síndrome de Asperger/espectro autista podem ser perfeccionistas e ter dificuldade de lidar com as emoções). A vida fica mais leve.

PS: Só dei um exemplo, entre tantos outros que poderia dar sobre Disfunção Executiva (envolve planejamento, atenção, capacidades de organização, abstração, conceituação, execução, monitoramento, entre outras).

E você, conhece ou é alguém com disfunção executiva? Já conhecia o termo?



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas possam conhecer um pouco do universo do espectro autista.



Sobre o autor:


Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana