Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

5 Livros na minha lista de desejados

Procurar algo novo para ler nem sempre é uma tarefa fácil. Salvar uma lista de livros desejados, seja na ferramenta da própria Amazon ou por meio de anotações pode quebrar bastante o galho, especialmente se vai comprar online ou se deixa comprar diretamente na livraria.



Confira 5 Livros na minha lista de desejados:

1) Todo Mel Dessa Vida – Pri Leite: Um livro escrito por uma professora de Yoga, mas não se trata diretamente sobre o assunto. Criadora um dos maiores canais no Youtube dedicado à prática de yoga, Pri Leite tem alunos e leitores ao longo do mundo, muita gente acompanha seu trabalho com dedicação. Brasileira, a professora vive nos Estados Unidos e dá aulas presenciais e online para alunos do mundo todo.

Trecho da sinopse: “Neste livro, um dos projetos mais íntimos de sua vida, a autora compartilha, de maneira muito honesta e bem-humorada, histórias pessoais que mostrarão, tal como em uma prática de yoga, a importância de se conhecer, do equilíbrio, da leveza e de estar e se fazer verdadeiramente presente.

Criado com a intenção de ser uma companhia tranquila para uma jornada de autocuidado e autoconhecimento do leitor, Todo mel dessa vida aborda temas sensíveis, como a maternidade real, os amores possíveis, os altos e baixos do processo de amadurecimento e a proximidade da finitude, para constatar que a vida, para a qual não existe a receita perfeita, pode ser deliciosamente doce”.

2) Vou Te Receitar Um Gato – Syou Ishida: Desde que vi o título pela primeira vez, logo me interessei. A ideia de que gatos pudessem ser usados como parte de tratamento, não necessariamente uma ideia única, mas que com certeza por meio da literatura se tornou instigante e despertou bastante a minha vontade de ler. O livro japonês fez sucesso e tem se espalhado pelo mundo.

Trecho da sinopse: “No final de um beco escuro, há um prédio antigo onde funcionam vários estabelecimentos. Um deles é a Clínica Kokoro, um lugar que apenas as almas que mais precisam de ajuda conseguem encontrar. A misteriosa clínica oferece um tratamento exclusivo ― e um tanto estranho ― para aqueles que chegam até lá: gatos.

Os pacientes muitas vezes ficam intrigados com essa prescrição nada convencional, mas quando “tomam” o animal pelo período recomendado, testemunham profundas transformações em suas vidas ― efeito colateral causado pelos gatinhos brincalhões, cativantes e de vez em quando bagunceiros”.

3) Sociedade Paliativa: A Dor Hoje – Byung-Chul Han: O livro do autor coreano e professor de Filosofia tem chamado a atenção pelo mundo. Qual seria o papel da dor na atualidade e o que fazemos para evitá-la. Um livro para quem gosta de refletir sobre problemas sociais.

Trecho da sinopse: ”A sociedade paliativa é uma sociedade do curtir. Ela degenera em uma mania de curtição. O like é o signo, o analgésico do presente. Ele domina não apenas as mídias sociais, mas todas as esferas da cultura. Nada deve provocar dor. Não apenas a arte, mas também a própria vida tem de ser instagramável; ou seja, livre de ângulos e cantos, de conflitos e contradições que poderiam provocar dor. Esquece-se que a dor purifica. Falta, à cultura da curtição, a possibilidade da catarse”.

4) Limite de caracteres: Como Elon Musk destruiu o Twitter – Kate Conger e Ryan Mac: Um livro com um título bastante polêmico levando em conta tantas coisas que aconteceram no Twitter (atual X) após a compra do Elon Musk, especialmente depois de um cenário em que a rede social ficou suspensa por mais de um mês no Brasil por conta de problemas de seguir a legislação do Brasil e inflar discursos da extrema-direita sobre a falsa pretensão de chamar de liberdade de expressão. 

Trecho da sinopse: “Neste livro-reportagem de tirar o fôlego, os jornalistas Kate Conger e Ryan Mac recompõem cada passo do polêmico processo de aquisição do Twitter. A investigação rigorosa traz não só os detalhes de uma negociação inaudita no mundo das mídias, como apresenta um retrato aterrador de Musk, homem controverso, inconstante e sem limites quando se trata de satisfazer seus desejos. 

Com valiosas fontes internas e externas, documentos inéditos e horas e horas de entrevistas, os autores nos levam a acompanhar de perto o caos que se instalou quando o bilionário assumiu a empresa com sanha revolucionária, na companhia de seu time de advogados, investidores e banqueiros impiedosos e bajuladores”.

5) A incrível lavanderia dos corações – Yun Jungeun: Um livro coreano que fez bastante sucesso no país e agora tem se espalhado pelo mundo. Assim como os dramas coreanos e o K-pop romperam barreiras, a literatura coreana tem ganhado um espaço no coração de leitores brasileiros.

Trecho da sinopse: “Nesse lugar mágico onde as pessoas vão em busca de um momento de conforto, diversas realidades se encontram, e arrependimentos antigos, desilusões amorosas, infâncias sofridas e sonhos deixados de lado trazem à tona uma série de perguntas: é possível eliminar de vez uma angústia? Acabar com nossas feridas seria a coisa certa a se fazer? E, afinal, quem somos nós sem as partes mais complicadas do nosso passado?

A incrível Lavanderia dos Corações aborda como a tristeza e a alegria estão conectadas e como as mágoas que carregamos transformam cada um de nós. Uma obra de fantasia comovente e reconfortante, que não apenas nos faz repensar nossas escolhas, mas também apresenta uma lição de empatia que nos dá coragem para abrir nosso coração”.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana