Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Happiness: Série coreana de zumbis disponível na Netflix

Para quem gosta de séries de zumbis, o drama coreano Happiness é uma ótima opção do que assistir na Netflix. Lançada em 2021, a série se foca em um prédio onde as pessoas estão tentando se manterem a salvo da doença misteriosa que se espalha e as transformam em zumbis. 

Como o próprio título diz, Happiness (Felicidade), a série não se foca somente em cenas de ação com zumbis, mas também no lado humano, das pessoas tentando seguirem com suas vidas, enquanto não há uma cura para a doença.

Ao longo de 12 episódios, a série traz um olhar diferenciado para narrativas de zumbis, um olhar humano pensando naqueles que se infectaram e supostamente ainda poderiam ser salvos se existisse um tratamento.

Da agonia dos confinamentos até a incerteza sobre a causa e até quando vão se manter vivos e livres da transformação em zumbis, vale a pena assistir a série tendo em mente que o cenário poderia acontecer em qualquer lugar do mundo e como os governos lidariam com a situação com e sem o apoio da população.

A série chega fazer menção à pandemia de Covid-19, dando um toque mais realista e mostrando os riscos de uma doença se espalhar não só em prédios e outros ambientes coletivos, mas em uma proporção fora de controle, a ponto de mesmo as autoridades não saberem como agir e impedir o pânico e o caos de se espalharem.

Happiness foi uma série de zumbis que me marcou e me fez refletir sobre o quão caótico seria se algo assim acontecesse e como as vidas das pessoas são afetadas em seus cotidianos: quando a preocupação com a doença é maior do que a preocupação do bem-estar humano, os comportamentos podem ser imprevisíveis e a esperança se mantém agarrada à ideia de cura, de que assim como foi com o fim da pandemia, as coisas podem voltar a ser como eram antes.

Para quem gosta de ação, mas também para quem gosta de um drama sobre cotidiano. A série consegue balancear bem as cenas de violência com as cenas retratando as pessoas em um cenário apocalíptico, despertando a reflexão sobre que tipos de comportamentos são aceitáveis em situações assim e o que você faria se alguém próximo se infectasse.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana