Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Conquiste a rede: Flog & Vlog

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Flog & Vlog

Os autores do livro Conquiste a rede: Flog & Vlog explicam: "Flogs e vlogs são páginas pessoais que permitem a você se comunicar por meio de imagens pela internet". Ambos acreditam que só é necessário uma câmera digital para alguém se tornar fotógrafo, fotojornalista, videomaker e artista.

Para Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, a revolução da comunicação na web possibilitou a muitas pessoas divulgarem notícias. Como reflexo desta revolução, muitos programas de telejornalismo abriram espaço para as imagens de cinegrafistas amadores; jornais e revistas passaram a utilizar fotos feitas por cidadãos jornalistas.

Os fotologs tornaram mais fácil a divulgação de fotos. Eles são úteis, por exemplo, para quem quer mostrar imagens de determinados eventos e não tem espaço nos veículos de comunicação.

Os videologs surgiram após a popularização dos usuários com acesso banda larga à internet e dos programas de edição de vídeo para amadores. A facilidade de divulgar os vídeos através das ferramentas de publicação impulsionou o grande número de vídeos na rede de computadores.

No livro ainda é explicado: como a imagem digital é formada, o que é pixel, como as imagens em movimento são formadas, dicas para fotografar e filmar, edição de foto e vídeo, publicação de foto e vídeo.

DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Depois do quinto ivro até eu vou conquistar a internet!! HAHAHA O livro parece ser muito bom sempre tiev curiosidade em saber sobre os pixels das fotos e filmes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana