Pular para o conteúdo principal

Destaques

O silêncio nada inocente

Nem sempre o silêncio significa concordar com o outro, às vezes ele vem da noção de que não importa o que será dito, você será mal interpretado. Então, tudo o que resta é deixar o outro projetar em você, coisas que sequer passam pela sua mente, te julgar e aprender internamente a não se deixar levar pelo julgamento do outro. Escutar sem reagir nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante de uma injustiça, mas pelo bem da sua saúde mental, muitas vezes você tem que deixar o outro pensar o que quiser de você e aceitar que uma invalidação do outro, não significa que você precisa aceitar como uma verdade absoluta. Se você está em uma posição onde há pouco espaço para a expressão, muitas vezes é inevitável que você saia de uma conversa onde um dos lados se comunicou e o outro esteve no papel de mero ouvinte. Esse desequilíbrio nas relações geram interpretações erradas e cabe a cada um validar ou invalidar a invalidação do outro. Nem tudo o que é dito sobre você precisa fazer sentido ...

Uso de Podcasts na Educação

'Podcast em educação: um contributo para o estado da arte', artigo de João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho aborda o podcast como processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância ou como complemento ao ensino presencial.

De acordo com os autores do artigo, o avanço da tecnologia permite cada vez mais uma transmissão de dados mais interativa e mais ágil, o que é ótimo devido a escassez do tempo e possibilita, por exemplo, a utilização do podcast pelos professores no processo de educação. "O podcast permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico", explicam. Com os dispositivos móveis, os alunos podem fazer o download dos aúdios e interagir com os professores através de comentários.

Três termos relacionados aos podcats são explicados pelos autores: Podcasts são arquivos de áudio disponibilizados em uma página, site ou local para carregamento; Podcasting é o ato de gravar ou divulgar os arquivos na web; Podcaster é o indivíduo que produz o conteúdo em formato de áudio. Em seu início, os podcasts estavam relacionados a programas musicais, porém atualmente eles são utilizados em diversos contextos, como conteúdo de reuniões, programas jornalísticos e de entretenimento, programas de caráter científico e educacionais.

Bottentuit e Coutinho explicam que não existe um modelo de ensino ideal, e o podcast é mais uma ferramenta disponível para ser utilizada no contexto pedagógico, com seus atributos específicos e diferenciais que devem ser combinados com outros métodos e ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

No artigo você confere dicas de criação, gravação e edição de podcasts, e três estudos em que os podcasts foram utilizados na educação e deram resultados satisfatórioas, algumas vezes, ultrapassando os limites da sala de aula.

Acesse o artigo na íntegra

Mais lidas da semana