Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um ano sem fumar cigarro

Em um ano muita coisa pode acontecer. Depois de tanta espera, finalmente completei um ano sem fumar cigarro. Confesso que no início não tinha certeza se iria conseguir, assim como muitas pessoas. A sensação de que parece impossível toma conta, mas a de que é possível também vem à tona. Um ano sem fumar cigarro. Poderia fazer a conta de quanto havia economizado, mas estava mais interessado no quanto havia ganhado de saúde. O que antes parecia uma estratégia para lidar com a ansiedade, descobriu tarde demais que também causava ansiedade. Estaria mentindo se dissesse que estava completamente livre do risco de recaída, ninguém estava, mas estava feliz pelo dia finalmente ter chegado. Então, respirava com mais tranquilidade e mesmo nos dias de ansiedade, aprendera que o cigarro não era a resposta. Pelo contrário, que criava mais problemas. Um ano acreditando em si mesmo e confiando no processo. Um ano sem fumar cigarro. Um ano.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do...

#CBJA - Palestrante explica os Desafios da Rio+20

Ladislau Dowbor em palestra durante
o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental
Foto: Ben Oliveira
No dia 17 de novembro de 2011 aconteceu no Rio de Janeiro, na Puc-Rio, o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia, Ladislau Dowbor fez a palestra de abertura com o tema Desafios da Rio+20, onde comentou as crises e oportunidades em tempos de mudança.

Professor titular no departamento de pós-graduação da PUC/SP e da Universidade Metodista de São Paulo, e consultor para agências das Nações Unidas, governos e municípios, Ladislau Dowbor falou sobre os impactos do ser humano no planeta. Aquecimento global, explosão populacional, evolução do PIB, desmatamento, entre outros fatores foram argumentados pelo palestrante.

Para Dowbor, os impactos do aquecimento global são catastróficos, mesmo que muitos pesquisadores digam que não há como comprovar que a Terra está aquecendo e que é assunto de debate.

De acordo com Dowbor, com o aumento do número de pessoas, aumenta-se o consumo. "Hoje somos 7 bilhões de pessoas", falou o palestrante. A pressão sobre o planeta fica evidente e é necessário começar a pensar de maneira inteligente no que estamos comprando, consumindo e seus processos.

Apesar do PIB estar evoluindo, Dowbor chama a atenção para o fato de que esse mede o ritmo de uso de recursos, não mede os resultados e a consequente redução de estoques. "Essa melhoria material da nossa vida é limitada para a qualidade de vida", ressaltou. Apesar do aumento do PIB, o palestrante contou que as pesquisas de satisfação de vida se mantêm estáveis ou declináveis.

"O PIB foi criado nos anos 30, universalizado nos anos 40 e hoje não nos serve mais para medir riquezas", justificou. Cerca de 2/3 da população mundial tem acesso a somente 6% do PIB. Segundo o palestrante, um modelo de produção e consumo para elites.

Os presentes na palestra foram levados a uma reflexão sobre como estamos utilizando os recursos ou o planeta poderá não aguentar este ritmo e a importância dos comunicadores usarem com inteligência a capacidade de informar e educar para ajudar a reverter este processo.

Mais lidas da semana