Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Conheça o escritor George dos Santos Pacheco e sua carreira literária

Nascido no dia 07 de outubro de 1981, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, o escritor George dos Santos Pacheco é o idealizador da Revista Pacheco, um espaço virtual onde são divulgados conteúdos sobre Literatura, Arte e Cultura.

Escritor George dos Santos Pacheco

Na revista que leva o sobrenome do escritor são promovidos desafios literários, incentivando a escrita de contos sobre diferentes temáticas e suas publicações em eBooks gratuitos. Da troca de experiências entre autores, além de abrir um espaço para quem está iniciando no meio literário a divulgar seus textos, seja contos, crônicas ou poesias, a publicação online contribui para o amadurecimento.

Livro O Fantasma do Mare Dei
O interesse pela escrita surgiu logo na adolescência, época em que George rascunhava histórias em cadernos. Após assistir a uma entrevista com a escritora Sônia Belloto, na qual ela afirmava que qualquer um poderia escrever, ele tomou coragem para escrever o romance policial O Fantasma do Mare Dei, publicado pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro, em 2010. Em 2013, o livro foi disponibilizado na plataforma de autopublicação do Grupo Saraiva, por meio da qual ele também publicou o livro Sete – Contos Capitais.

Além de escrever para diversos blogs e sites e participação em concursos literários, para promover seus textos e incentivar a leitura, George já distribuiu folhetos com seus contos nos sinais de trânsito das ruas de Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O material era composto de contos já publicados na internet: “Assassinato a sangue frio”, “Bill e a Bomba Jamaicana”, “Corre, seu Cabo!”, “O amigo da Onça”, “O caso do Violador da Noite”, “O Eu-Outro”, e “Tarde demais para Suzanne”.

 “... precisava romper as barreiras da internet e espalhar literatura pessoalmente, e influenciado pelo Grupo Coreto, que se apresenta nos semáforos da cidade, resolvi produzir pequenos livretos com meus contos e distribuí-los nos sinais”, afirma George.


Acadêmico de Pedagogia e blogueiro desde 2009, George publica textos na Revista Pacheco, e nos sites A IrmandadeTertúlia, e Démodé, entre outros. A partir de janeiro de 2014, passou a compor o quadro de colunistas da Revista Êxito Rio.
Cartaz do curta-metragem A Dama da Noite
Em 2013, George dos Santos Pacheco foi premiado em 1º lugar, na categoria crônica, e em 2º lugar, na categoria conto, no 1º Concurso Literário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Troféu Affonso Romano de Sant'anna. Ainda com sua escrita caracterizada como leve, simples e direta, George participou da coletânea Assassinos S/A Vol. 2, da editora Multifoco, entre outras histórias publicadas em espaços literários.

Uma das novidades de outubro de 2014 foi o conto A Dama da Noite ter sido adaptado para o curta-metragem homônimo, produzido pelo coletivo audiovisual Sétima Literal. As filmagens aconteceram em Nova Friburgo, com uma equipe formada na própria cidade – Luciano Santos (ator), George dos Santos Pacheco (autor), Gee Santos (DJ e editor de áudio) e Ilson Junior (cineasta). A exibição aconteceu no dia 11 de outubro, durante a 2ª Festa Literária da Serra – FLITS, em Bom Jardim (RJ).

Contato: pacheconetuno@oi.com.br

Revista Pacheco: http://revistapacheco.com

Comentários

Mais lidas da semana