Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Daily Dose of Sunshine: Transtornos mentais são tema de drama coreano da Netflix

Daily Dose of Sunshine (Uma Dose Diária de Sol) é um drama coreano lançado pela Netflix, em novembro de 2023, que aborda a história de uma enfermeira da área clínica que decide se mudar para a ala psiquiátrica de um hospital universitário, mostrando como ela vai se adaptando e aprendendo cada vez mais ao longo dos dias de convivência com outros profissionais de saúde, pacientes e familiares.

Em uma época em que os dramas coreanos têm conquistado cada vez mais plataformas de streaming e telespectadores em diferentes partes do mundo, embora seja uma obra de ficção, há potencial de que a série ajude mais pessoas a entenderem a realidade não só dos profissionais que trabalham na área, mas dos pacientes e a importância de um espaço para acolhimento diante de sintomas que possam colocar suas vidas em risco.

Dirigido por Lee Jae-kyoo (do sucesso coreano de zumbis All Of Us Are Dead), Daily Dose of Sunshine foi baseada numa webtoon escrita por Lee Ra-ha, autora que já trabalhou como enfermeira psiquiátrica que também mudou de área e narrou algumas de suas experiências. 

Jung Da-Eun (Park Bo-Young) é uma enfermeira que tenta ser gentil e ter compaixão na ala psiquiátrica, mas em seus primeiros dias luta para entender as regras que existem na área de internação psiquiátrica e como interagir com outros enfermeiros, médicos, pacientes e seus familiares, muitas vezes, tentando entender a linha entre o que é algo inerente do paciente e o que faz parte de um sintoma, como delírios, alucinações e alterações de humor, entre outros.

Quando são discutidas questões de saúde mental, para muitos, logo vem em mente a depressão e a ansiedade. Mas desde o primeiro episódio de Daily Dose of Sunshine é apresentada uma personagem com transtorno bipolar, primeiro, passando por um episódio de mania e, em seguida, caindo na fase de depressão, deixando bem claro o quanto o transtorno pode afetar os comportamentos e o humor, de forma que até as pessoas próximas tenham dificuldade de entender o que acontece nesses momentos, por vezes, até entrando em estado de negação e falta de compreensão sobre a importância do tratamento.

Por meio de efeitos visuais, a série tenta transmitir um pouco da sensação causada pelos diferentes sintomas, mostrando como a percepção do mundo pode ficar alterada diante de determinadas condições, como a terrível sensação de ficar sem ar em uma crise de pânico e como as alucinações e delírios acontecem. 

Ao longo de 12 episódios, a protagonista passa por inúmeras situações que ajudam a refletir como as questões de saúde mental podem afetar qualquer indivíduo e a dificuldade que ainda é tão forte quando se trata de aceitação e preconceito (até mesmo em relação a si mesmo). Intercalando cenas dentro e fora do hospital e mostrando como as questões sociais podem servir como gatilho para início e/ou piora da saúde mental, Daily Dose of Sunshine também se destaca por levar à reflexão sobre o estigma contra pessoas com transtornos mentais.

Além da depressão, ansiedade e transtorno bipolar, o drama coreano também aborda a síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline, entre outros casos com sintomas que afetam a saúde mental e que, em alguns quadros, pode levar a pessoa a se machucar ou tentar tirar a própria vida.

Embora grande parte da história se passe dentro da ala psiquiátrica do hospital, dá para enxergar como a saúde mental é vista por diferentes ângulos, as dificuldades dentro da internação e quando os pacientes recebem alta, em que além do cuidado diário para manter os transtornos sob controle, precisam encarar a pressão social, com o risco de ter alguma recaída.

Assim como alguns dramas coreanos que conseguem alcançar um público da Netflix que nem sempre está acostumado a assistir produções asiáticas, Daily Dose of Sunshine tem potencial por abordar um assunto tão importante a nível mundial: saúde mental. Dá para perceber que tentaram retratar com sensibilidade algo que nem sempre é conhecido por muitos, como a questão da internação psiquiátrica voluntária e involuntária, seus desconfortos, tratamentos e de como ela acaba salvando vidas em determinadas situações.

Não menos importante, mas também abordado de forma sutil estão questões como os relacionamentos profissionais, familiares, amizade, amor, gratidão, sonhos, expectativas e luto também influenciam tanto os pacientes, como qualquer indivíduo. A mensagem que o drama coreano passa é de que o desenvolvimento de sintomas e transtornos pode ser imprevisível e da importância da empatia, pois poderia acontecer com qualquer um, a qualquer momento da vida. Embora o drama coreano não tenha o papel de educar, sem dúvidas, serve para informar e conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana