Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Fred e Rose West: Minissérie documental de crimes cometidos por casal britânico

Na minissérie documental de três episódios, Fred and Rose West: A British Horror Story, tudo começa com a investigação do desaparecimento da filha do casal. Narrada de forma linear, a série documental mostra que a filha foi só uma entre tantas vítimas, levando os holofotes para a região e se tornando um dos casos mais chocantes do Reino Unido. Série disponível na Netflix.

“Se você não se comportar, vai acabar igual sua irmã enterrada” era uma das piadas ou forma de abuso que os filhos escutavam dos pais e eram alvo de preocupação na escola. Foi somente após a polícia se dar conta do desaparecimento da filha do casal West, que as investigações começaram.

Sem colaborar com a polícia inicialmente, o caso se desenrola de forma lenta. O que poderia ser um crime chocante de assassinato da própria filha ganha novas dimensões conforme novas descobertas são feitas, como a de que Fred West teria enterrado outros corpos no quintal de sua casa.

A princípio, Fred West tenta se manter no controle da narrativa e também proteger Rose West, alegando que ela não fazia ideia dos crimes que havia cometido. Como uma esposa não seria capaz de saber que corpos estavam enterrados em sua própria casa? Enquanto o caso parece piorar cada vez mais para Fred West, aos poucos, Rose West é considerada como suspeita.

Para quem gosta de minissérie documental que trazem imagens da época em que aconteceu, além das entrevistas com os envolvidos no caso, há também muito material gravado pela própria polícia e pela imprensa na época.

Se não fosse pela morte do casal, provavelmente seus crimes não teriam sido descobertos. Os crimes cometidos pelo casal West chocaram tanto a população, que além de atrair a atenção da imprensa de todos cantos, também fez com que vários moradores da região e curiosos ficassem na rua da casa enquanto a polícia realizava o trabalho de desencavar os restos humanos.

Uma coisa interessante é como foi o trabalho realizado pela polícia na época, sem a tecnologia que temos nos dias atuais. Outra, é como Fred West acaba percebendo tarde demais que levaria toda culpa se continuasse protegendo Rose e foi graças a um assassinato enquanto ele esteve preso, que os olhos se voltaram para Rose. 

Para quem gosta de minisséries documentais de crime, Fred e Rose West impressiona pela maneira que eles atuavam para atrair as vítimas. Além disso, conta com a participação de uma sobrevivente que quase teria o mesmo destino que as outras vítimas tiveram. 

Sem dúvidas, um caso bizarro de assassinatos em série que contou com uma mobilização das famílias de vítimas de pessoas desaparecidas para que fossem identificados. A frieza e indiferença de Fred West junto com a manipulação de Rose revelavam um lado sombrio que deixou marcas até hoje nos familiares das vítimas.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana