O círculo das invalidações. É difícil estar em um lugar onde cada pessoa tem uma expectativa sobre você, mas pouco importa o que você pensa ou sente. Escolhas são feitas, independente da sua opinião e cada pessoa te empurra em uma direção diferente, te deixando preso em uma nuvem de confusão. Às vezes, assim é a vida. Há momentos em que você precisa aprender a se posicionar, a dizer não e aceitar que nem tudo precisa ser como os outros querem, impor limites sinceros. A vida era feita de escolhas e sabia o custo de cada uma delas e nem sempre estava disposto a receber críticas que não condiziam com sua realidade. Então, às vezes era necessário quebrar o círculo, encarar o quadrado, observar o triângulo, quebrar a linha para então descobrir como realmente queria. Entre conselhos indesejados e comentários invalidantes, precisava se lembrar do mais importante: da auto-validação. Era ao silenciar as vozes que os outros tinham sobre ele, que poderia aprender a se escutar mais. Nem sempre é f...
Filme: Vida de Adulto – Jovem escritora, expectativas e a necessidade de amadurecer
No filme Vida de Adulto (Adult World) lançado em 2013, dirigido por Scot Coffey e roteiro de Andy Cochran, a atriz Emma Roberts interpreta Amy, uma jovem estudante que sonha se tornar uma grande poetisa. A comédia dramática aborda as dificuldades que a jovem escritora enfrenta para ver seus poemas publicados.
Amy tem a escritora Sylvia Plath como inspiração e acredita que pode se tornar uma poetisa famosa. Porém, quando as contas começam a apertar em sua casa e os pais se veem endividados com o financiamento estudantil da filha, eles mandam Amy acordar para a realidade e arranjar um emprego.
Depois de procurar anúncios de empregos nos jornais, Amy começa a trabalhar na Adult World, um sex shop – trocadilho com título e com a trama. A garota faz novos amigos e descobre que as coisas não são tão fáceis quanto ela imaginava.
Frustrada, Amy vê a esperança numa mentoria com o escritor Rat Billings (interpretado pelo ator John Cusack). O poeta é ácido e irônico, mas Amy não está disposta a desistir. O filme revela as dificuldades que muitos jovens têm na hora de fazer uma escolha: continuar dando um tiro no escuro e tentar conciliar um emprego para sobreviver ou simplesmente desistir. De uma forma ou de outra, a mensagem não é nova: o escritor precisa aprender a falhar, a viver e se decepcionar, antes de ter algo realmente bom para escrever.
Entre expectativas, sonhos e decepções, Amy acaba mostrando a importância de não desistir, continuar praticando a escrita, mesmo que o mundo ao seu redor pareça fechar as portas. Amy ainda é virgem e há muitas coisas que não sabe sobre a vida. Neste processo de amadurecimento, ela vai abrindo mais a mente e obtendo novas experiências.
No elenco também estão Evan Peters que interpreta Alex, o jovem com quem Amy trabalha junto e Armando Riesco que rouba a cena no papel de Rubia, uma drag queen que acaba se afeiçoando à protagonista e se tornando amigas.
Um ótimo filme para os jovens sobre a jornada do escritor. Muitas pessoas assistem a muitos filmes e leem livros em que escritores são descritos com glamour e esquecem o caminho de pedras que muitos deles percorrem diariamente. Não é fácil, não é instantâneo. Entre rejeições, solidões e ilusões, Amy descobre que é preciso dar um passo de cada vez e começar por algum lugar.
Assista ao trailer de Vida de Adulto (Adult World):
Gostou da recomendação de filme? Já assistiu? Não deixe de comentar e compartilhar o post! Em breve mais dicas de filmes com escritores.