Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Curso Gratuito de Escrita Criativa com temática Queer acontece em São Paulo

O fundador do Ninho de Escritores, Tales Gubes ministrará um curso gratuito de escrita criativa com temática Queer, entre os dias 16 de março e 11 de maio (quartas-feiras), das 19h30 às 22h, em São Paulo (SP). O curso é voltado para quem deseja escrever histórias sobre personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade.

Cartaz Curso Escrita Criativa Temática Queer

Em uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ninho dos Escritores, o curso de escrita criativa terá um total de nove encontros com os seguintes temas, respectivamente:


  • Por que escrever? 
  • Elementos para uma boa história
  • Construção de personagens
  • Conflito
  • Ponto de vista e narrativa
  • Descrição 
  • Diálogo 
  • O tema
  • Revisão


Não sabe o que é queer? Não tem problema. O projeto para escritores compartilhou qual será o foco do curso:

“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem.
E para quem é este curso? Para todas pessoas que se sentem silenciadas ou que não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas – supostamente sobre quem somos. Este é um curso para quem deseja escrever a própria história”.

Ficou interessado? As inscrições para o curso de escrita queer são gratuitas, mas limitadas e devem ser realizadas na página oficial do Ninho de Escritores. O organizador lembra que é preciso preencher o formulário disponível no site e que o critério de seleção se dará por ordem das inscrições.

Sobre o professor do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Tive a oportunidade de participar de duas coletâneas de contos com temática gay junto com o Tales Gubes e tenho acompanhado o desenvolvimento do Ninho de Escritores. Para quem tiver a chance de se inscrever no curso e participar, fica a dica! Além de no Brasil não existirem muitos cursos de escrita literários, principalmente gratuitos, pouquíssimos são focados na temática queer...

Para fazer a inscrição: http://www.ninhodeescritores.com/queer/ 

No site do Ninho de Escritores também é possível assinar a newsletter para receber novidades, dicas de escrita e desafios para quem seja melhorar a arte de escrever. Tales Gubes publicou três ebooks na Amazon para quem se interessar:

Comentários

Mais lidas da semana