Pular para o conteúdo principal

Destaques

O Círculo das Invalidações

O círculo das invalidações. É difícil estar em um lugar onde cada pessoa tem uma expectativa sobre você, mas pouco importa o que você pensa ou sente. Escolhas são feitas, independente da sua opinião e cada pessoa te empurra em uma direção diferente, te deixando preso em uma nuvem de confusão. Às vezes, assim é a vida. Há momentos em que você precisa aprender a se posicionar, a dizer não e aceitar que nem tudo precisa ser como os outros querem, impor limites sinceros. A vida era feita de escolhas e sabia o custo de cada uma delas e nem sempre estava disposto a receber críticas que não condiziam com sua realidade. Então, às vezes era necessário quebrar o círculo, encarar o quadrado, observar o triângulo, quebrar a linha para então descobrir como realmente queria. Entre conselhos indesejados e comentários invalidantes, precisava se lembrar do mais importante: da auto-validação. Era ao silenciar as vozes que os outros tinham sobre ele, que poderia aprender a se escutar mais. Nem sempre é f...

Reflexão: Dia Internacional do Yoga

Hoje é Dia Internacional do Yoga. Há anos pratico e vivo Yoga, mas não é só uma prática de posturas, é uma filosofia (existem vários tipos de Yoga, mas todos têm como propósito a libertação). Quando você aprende a se aceitar, você aprende a desapegar de pessoas, sentimentos e coisas que te fazem mal, quebrar ciclos de anos... ninguém se afasta do que te faz bem – consciência que alguns só desenvolvem durante anos de psicanálise.


Vivemos em tempos (sempre foi assim) em que as pessoas vivem para agradar as outras, não por si mesmas, e ser você mesmo pode ser assustador, pois todos querem pertencer a alguma coisa, mesmo que isso faça mal a elas. Desapegar não é ser indiferente, muita gente confunde, assim como não​ é desejar mal.

Não se engane quem vê yogi sorrindo de que a vida é doce o tempo todo. No tapete ou fora dele, a luta e o aprendizado são diários. Reconhecemos nossas sombras, nossos pensamentos e desapegamos. É interessante quando você muda: as pessoas te julgam como se a qualquer segundo você fosse parar de praticar e elas projetam em você o medo delas. Yoga te ensina a parar de ignorar sua intuição e a saber que você pode ser você mesmo. Há paz dentro de si.

Ninguém faz yoga pra postar foto, mas a gente posta se quiser (e se não posta, as pessoas deduzem erradamente que elas estavam 'certas', que você está 'fingindo ser algo que não é'). Ninguém faz yoga pelo outro, faz por si mesmo.

Yoga te ensina a deixar o outro ser como é e a seguir seu caminho, especialmente se não te fazem bem há muito tempo, mas você se acostumou com relacionamentos tóxicos a vida inteira: relacionamentos sem reciprocidade, amigos-inimigos e pessoas materialistas – aqueles que nos tempos difíceis somem. Desapegar de relacionamentos de aparência e se focar em essência. A entender que você não pode por sua lente nos outros e está tudo bem, desde que o outro não tente te empurrar a dele. A buscar paz em coisas que importam, a fazer escolhas conscientes e não se importar com os olhares de estranhamento.

Yoga te fornece luz em tempos sombrios e te ensina a desapegar da necessidade de julgamento do outro e de que o impossível é mais possível do que imaginava.


Alguém disse que você nunca ia conseguir fazer tal coisa e você acreditou. Há anos, você mesmo achou que nunca ia conseguir e conseguiu... hoje é tão natural quanto qualquer outra ação. Poderia ser sobre o yoga, sobre a escrita, sobre o amor, sobre a vida. Desapegar do medo e da insegurança faz parte da jornada de autoconhecimento. Saber quais são seus limites hoje e que está tudo bem, pois amanhã é outro dia. Respeitar seu próprio corpo, mente e espírito. Entender que tudo tem seu tempo e que seu único inimigo é você mesmo. Ilusões podem ser quebradas. Sonhos podem ser conquistados. Corações e espíritos podem ser regenerados. Paz vem de dentro pra fora. Buscar aprovação no outro é sempre receita para frustração. O que você tem feito por si mesmo? Amor próprio não é egoísmo

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Assista ao vídeo da semana publicado no meu canal do Youtube:

Mais lidas da semana