Pular para o conteúdo principal

Destaques

Inside: Filme de thriller sobre ladrão preso em cobertura de tecnologia inteligente

Inside é um filme de thriller de 2023, disponível na Netflix . Uma história um tanto agoniante sobre um ladrão que fica preso em uma cobertura cheia de obras artísticas com um sistema de tecnologia inteligente interligando ela inteira e ele faz o possível para sobreviver. O que começa como uma tentativa de roubo planejada logo é mandado água abaixo quando o sistema da cobertura se ativa, desde barulhos insuportáveis até mudanças de temperatura, o ladrão não consegue desativar o sistema e acaba se tornando um refém de toda situação. Não é difícil de imaginar o potencial que uma situação assim tem em afetar a saúde mental de alguém e é possível acompanhar o declínio do estado mental do personagem conforme o tempo passa. O filme escrito por Ben Hopkins e dirigido por Vasilis Katsoupis mostra como os planos de um ladrão de arte são boicotados pela realidade, incapaz de controlar o espaço, lidando com a fome, a sede, o calor, o frio, a solidão e a frustração: de invasor à vítima da própr...

Resenha: Sobre Entrevistas: Teoria, Prática e Experiências – Stela Guedes Caputo

Em seu livro: "Sobre Entrevistas: Teoria, Prática e Experiências" (Ed. Vozes), lançado em 2006, a jornalista Stela Guedes Caputo aborda os conceitos de entrevistas, dá dicas de como melhorar esta ferramenta do jornalismo e da pesquisa, expõe algumas de suas entrevistas com diferentes pessoas e tece comentários sobre as mesmas.

Para a autora, as fórmulas podem ajudar na hora de se realizar uma entrevista, mas não resolvem. Caputo explica que se a entrevista é mais do que uma técnica para obter respostas através de um questionário: é preciso que haja comunicação entre as pessoas e uma das características fundamentais para qualquer jornalista é saber realmente ouvir. Outro ponto importante no jornalismo e que é pouco praticado, de acordo com a autora é o de: "Pluralizar ao máximo as visões sobre o assunto em pauta, ainda que não possa se desvencilhar de seu próprio ponto de vista".

O jornalista Eugênio Bucci escreveu o prefácio do livro e fala sobre a importância de se pensar nos direitos, necessidades e interesses dos destinatários da notícia e de saber separar o que é relevante do que é supérfluo. Bucci cita 5 características de um bom texto jornalístico: subordinado ao direito à informação; necessário; percebido e reconhecido como necessário; urgente; dialoga de perto com o desejo daquele a quem se destina.

Cada entrevista é influenciada pela forma feita, que de preferência seja realizada pessoalmente, depende da abordagem, do tempo e da aproximação. Para a autora, é difícil conceituar entrevista. Caputo acredita que a entrevista é uma aproximação do jornalista em uma dada realidade, a partir de determinado assunto e do próprio olhar, através de perguntas dirigidas a um ou mais indivíduos. "O que sinto, e apenas sinto, é que, quando o jornalista realiza bem essa aproximação, a entrevista se torna uma experiência. Uma experiência de olhar o mundo e ouvir o outro".

A ideologia do jornalista influencia ao se produzir uma matéria jornalística, a suposta neutralidade pregada pelo jornalismo é contrariada através da opinião - a favor ou contra - um acontecimento. A autora cita o jornalista Eugênio Bucci, que explica que o ideal é se buscar um equilíbrio ("pacificação entre as convicções e crenças pessoais do jornalista e o nível de objetividade requerido pelo público"). Ainda de acordo com Caputo, esta busca pelo equilíbrio, muitas vezes, tende a cair para o lado ideológico do veículo em que o jornalista trabalha.

Por meio dos exemplos de entrevistas realizadas por Stela Caputo percebe-se a diferença entre os entrevistados, os contextos e as abordagens, além de se aprender informações interessantes com estes diálogos enriquecedores. A jornalista conta que o livro não busca responder todas as perguntas e nem se tornar um manual, cabe ao jornalista desenvolver o seu próprio estilo, refletir e aprender a lidar com as diferentes situações da melhor forma possível.

Comentários

  1. Adoreei seu blog! =)
    Já estou seguindo!!!
    Parabénss!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema desse livro, pois tudo que estou procurando e precisando. A autora está de parabéns...Vou namorar, saborear a obra...e depois mãos à obra, vou trabalhar! Só estava me faltando uma luz,uma obra assi mesmo. Parabéns pelo Blog! - Patricia Sousa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana