Pular para o conteúdo principal

Destaques

The Menendez Brothers: Netflix lança novo documentário de 2024 sobre o caso

Quando dois filhos de uma família rica norte-americana atira de forma fatal nos seus pais, o caso ganha muita repercussão sobre os porquês e qual seria o destino dos irmãos Menendez. Depois de produzir uma série documental sobre o caso, a Netflix agora divulgou um documentário de 2024, The Menendez Brothers . Após os irmãos Menendez demonstrarem insatisfação com a série documental, o documentário veio em boa hora, trazendo uma visão menos dramatizada e mais pé no chão sobre como os irmãos são, o que eles falaram e como eles reagiram. Não resta dúvidas de que o crime premeditado pelos irmãos tenham requintes de crueldade e que eles merecem prisão, porém, o que vai se especulando ao longo do documentário, especialmente no final, é se o julgamento teria sido justo quando uma hipótese de que havia um histórico de abuso sexual na família que poucos sabiam e isso poderia ter sido um dos motivos relacionados à morte dos pais. O julgamento que foi polêmico e até mesmo levantou a fama dos irmã

Ferramentas Digitais para Jornalistas

Em uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin, o ebook 'Ferramentas digitais para jornalistas' procura abordar por meio de textos, imagens e muitos links, como os jornalistas podem aproveitar a internet para encontrar dados, fontes, interagir e compartilhar. Escrito pela jornalista e docente Sandra Crucianelli, o livro eletrônico em espanhol foi traduzido para o português por Marcelo Soares e lançado em 2010.

O livro tem como objetivo ajudar os jornalistas a aprenderem a buscar e processar as informações por meio da internet, onde é possível encontrar uma enorme quantidade de fontes. Crucianelli acredita que os jornalistas deveriam ter a obrigação de estudarem, compreenderem e praticarem a habilidade de realizar 'buscas eficientes e operar os recursos online com perícia'.

Com a socialização da internet, segundo a autora do livro, que é jornalista especializada em jornalismo investigativo e jornalismo de precisão, os jornalistam passaram a contar com a colaboração dos usuários para apurar as informações, além de possibilitar aos cidadãos o compartilhamento de conteúdos de interesse social.

Crucianelli argumenta que o jornalista online precisa se familiarizar com elementos básicos como hardware, software, formatos, idiomas, critérios de avaliação, critérios de classificação e critérios eficientes de busca. Quanto mais contato com as ferramentas digitais, o jornalista consegue com mais facilidade realizar buscas avançadas e interpretar os resultados sem abrir os sites, o que é bom, pois poupa bastante tempo.

A autora cita três diferentes ferramentas de busca e lista alguns exemplos: diretórios (lista de websites por temas); buscadores (recuperação de informações, "o resultado remete à página exata, dentro do site, que contém os parâmetros solicitados na janela de busca"); metabuscadores ("buscadores avançados, que permitem a recuperação de sites a partir de buscas em paralelo, cruzando a informação trazida por buscadores separados").

Quanto mais filtrada a busca (50 a 100 resultados no máximo), melhores os resultados. No livro você confere formas de filtrar a busca, por exemplo por meio do Google, para conseguir os resultados mais relevantes possíveis, ou em uma série de buscadores, de acordo com o que está procurando e seus formatos.

Também são abordados no livro: a organização e marcadores sociais, busca por documentos oficiais, mídias sociais e formas de distribuições de conteúdo na web, ferramentas de estatísticas, ferramentas online, web semântica, visualização de dados, novas mídias, além de muitos links interessantes para complementar a leitura.
 
Faça o download do ebook 'Ferramentas Digitais para Jornalistas'

Comentários

Mais lidas da semana