Pular para o conteúdo principal

Destaques

Assista 3 Vídeos sobre Criatividade

Dizem que nada se cria, tudo se recria, se transforma e/ou se copia. Seja na vida pessoal ou profissional, a criatividade pode nos levar a encontrar diferentes respostas e a ter ideias para lidar com situações e problemas que pareciam sem solução.


Ideias criativas ajudam a transformar o mundo. Em um ritmo de vida cada vez mais frenético, a busca por resultados faz com que muitas pessoas acabem se privando de experiências criativas e se focando mais na parte lógica.

“Imaginação é tudo. É a prévia das próximas atrações da vida” – Albert Einstein
Ler livros (ficção, biográficos, literatura e/ou técnicos), ir ao teatro e museu, assistir filmes, séries, palestras e documentários, praticar atividades físicas, meditar, testar novas experiências, brainstorming, estudar e pesquisar área de conhecimento diferentes, manter a curiosidade... Algumas atividades e técnicas podem estimular nosso lado criativo e entrar em contato com o universo de outras mentes criativas ajuda a aumentar nossa bagagem …

Jornalista Eugenio Bucci fala sobre jornalismo, diploma e era digital

Aconteceu nesta terça-feira (10) no auditório do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) palestra com o jornalista e professor de jornalismo Eugênio Bucci.

Antes de começar a palestra, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul, Vanessa Amin, explicou sobre a importância dos acadêmicos participarem do sindicato, afim de buscarem uma identidade e inteirarem sobre a futura profissão. "A partir do 6º semestre, os acadêmicos podem participar da pré-sindicalização".

Palestra

Eugênio Bucci diz que a comunicação pública é fundamental e chama a atenção para as diferenças entre os assessores de imprensa e os jornalistas. "Em outros países os assessores e os jornalistas são vistos como profissionais diferentes, o que não acontece aqui no Brasil".

Sobre os desafios da Era Digital, o jornalista acredita que vivemos em uma era de transformação acelerada, o que leva a um impacto enorme na profissão do jornalista, junto com a questão do diploma. Indagações sobre o fim do jornalismo e da imprensa começam a surgir novamente.

Bucci questiona: "O que é o jornalismo? Onde está sua essência? Nós não sabemos responder por quê a tecnologia não vai revogar a profissão e não vai revogar a imprensa". Ainda de acordo com o jornalista, é impossível que a imprensa desapareça sem que a democracia fique comprometida.

"Temos que apurar nossas histórias. Saber o que se passa nas outras democracias. Não é o diploma que faz o jornalista. Por que em vários países não se exige diploma?", argumenta Bucci.

Veja também o vídeo de Eugênio Bucci falando sobre Ética e Jornalismo

Comentários

Mais lidas da semana