Pular para o conteúdo principal

Destaques

O silêncio nada inocente

Nem sempre o silêncio significa concordar com o outro, às vezes ele vem da noção de que não importa o que será dito, você será mal interpretado. Então, tudo o que resta é deixar o outro projetar em você, coisas que sequer passam pela sua mente, te julgar e aprender internamente a não se deixar levar pelo julgamento do outro. Escutar sem reagir nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante de uma injustiça, mas pelo bem da sua saúde mental, muitas vezes você tem que deixar o outro pensar o que quiser de você e aceitar que uma invalidação do outro, não significa que você precisa aceitar como uma verdade absoluta. Se você está em uma posição onde há pouco espaço para a expressão, muitas vezes é inevitável que você saia de uma conversa onde um dos lados se comunicou e o outro esteve no papel de mero ouvinte. Esse desequilíbrio nas relações geram interpretações erradas e cabe a cada um validar ou invalidar a invalidação do outro. Nem tudo o que é dito sobre você precisa fazer sentido ...

Infográfico: O Que é Jornalismo de Dados

Você sabe o que é Jornalismo de Dados? A Organização Não-Governamental JumpStart Georgia produziu um infográfico explicando o que é Data Journalism e compartilhou no Visual.Ly, um site onde são criadas e compartilhadas imagens gráficas com informações.

“Jornalismo de Dados é contar histórias baseadas em dados concretos. Mesmo que não seja algo novo e que os jornalistas têm relatado o uso de dados há muito tempo, os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil fazer jornalismo de dados usando uma infinidade de novas ferramentas de código aberto disponível para todos nós”, define a organização.

O infográfico foi criado pela designer Mariam Kobuladze a pedido da JumpStart Georgia, com o propósito de descrever o processo do jornalismo de dados empregado pela organização não-governamental para visualizar notícias na Geórgia, nos Estados Unidos.

Entre os processos utilizado no Jornalismo de Dados e abordados no infográfico estão os descritos a seguir e traduzidos para o Português:

– Obtenção de dados: “Buscando dados de uma variedade de organizações, tanto públicas quanto privadas. Quando os dados não estão facilmente disponíveis, pedindo. Quando não há dados, criando”.

– Analisando dados: “Olhando para dados de diferentes ângulos, analisando, notando tendências, observando proporção e relacionamentos. Descobrindo histórias”.

– Visualizando dados: “A visualização permite uma perspectiva única dos dados. Criando informações coloridas para a visualização de histórias usando uma variedade de ferramentas. Visualizando cada história usando uma ferramenta melhor que a outra. O truque é escolher a ferramenta certa”.

– Compartilhando / Tornando público: “As visualizações de publicações em sites, tornando-os livres e disponíveis para outros usarem, compartilharem com você e torcendo para que eles compartilhem com outros”.

JumpStart Georgia – A organização aplica tecnologias de código aberto para tornar público dados e lançar luz sobre questões de importância social. A JumpStart procura traduzir problemas complexos em uma linguagem que um público mais amplo possa entender e usar para participar de discussões  baseadas em fatos e tomar decisões mais informadas.

Confira abaixo o infográfico – What is Data Journalism (O Que é Jornalismo de Dados):


What is Data Journalism 

Mais lidas da semana