Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Banco de Dados e Mapa da Mídia de Mato Grosso do Sul


Imagem do mapa de mídia de MS  -
 Os marcadores azuis representam os jornais impressos;
Os marcadores verdes as emissoras de TV;
Os marcadores amarelhos as
emissoras de rádio
*Informações Portal de Mídia

Mato Grosso do Sul já conta com um mapa da mídia do estado. O Portal de Mídia, uma criação do grupo de pesquisa Mídia, Identidade e Regionalidade vinculado ao curso de Jornalismo e ao Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) contém o maior banco de dados sobre a imprensa de MS.

Em maio, o Portal chegou à marca de 123 jornais cadastrados, além de seis emissoras de televisão e 14 de rádio, totalizando 143 veículos. A estimativa é de que atualmente circulem cerca de 140 jornais em Mato Grosso do Sul, o que significa que 90% deles já estão no Portal. Finalizado o registro dos jornais, o próximo passo é avançar no cadastro dos meios eletrônicos, incluindo os sites jornalísticos.

O Portal é coordenado pelo professor Mario Luiz Fernandes, e tem como primeira meta criar um banco de dados com o perfil de todos os jornais, emissoras de rádio e de televisão do estado.

Clique aqui para acessar o mapa e os dados

Acesse o Portal de Mídia

Comentários

Mais lidas da semana