Pular para o conteúdo principal

Destaques

O silêncio nada inocente

Nem sempre o silêncio significa concordar com o outro, às vezes ele vem da noção de que não importa o que será dito, você será mal interpretado. Então, tudo o que resta é deixar o outro projetar em você, coisas que sequer passam pela sua mente, te julgar e aprender internamente a não se deixar levar pelo julgamento do outro. Escutar sem reagir nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante de uma injustiça, mas pelo bem da sua saúde mental, muitas vezes você tem que deixar o outro pensar o que quiser de você e aceitar que uma invalidação do outro, não significa que você precisa aceitar como uma verdade absoluta. Se você está em uma posição onde há pouco espaço para a expressão, muitas vezes é inevitável que você saia de uma conversa onde um dos lados se comunicou e o outro esteve no papel de mero ouvinte. Esse desequilíbrio nas relações geram interpretações erradas e cabe a cada um validar ou invalidar a invalidação do outro. Nem tudo o que é dito sobre você precisa fazer sentido ...

Autismo: Curta de animação para crianças explora a neurodiversidade

Autismo e neurodiversidade. Anote essas duas palavras, pois ambas se tornarão mais comuns no futuro. Amazing Things Happen (Coisas Fantásticas Acontecem) é o título de um curta de animação sobre autismo, ganhador e finalista de vários prêmios de cinema e animação.


Criação do diretor Alex Amelines, a animação foi lançada em abril de 2017, no período de conscientização mundial sobre o autismo e disponibilizado de graça na internet. Com mais de 300 mil visualizações no YouTube, o vídeo une entretenimento e informação e mostra um pouco sobre o universo do autista.

Focado para o público de crianças entre 7 e 11 anos, a animação também pode ser interessante para pessoas de diferentes idades que desconhecem o autismo e confundem alguns dos comportamentos, vendo como algo negativo e/ou que não percebem algumas dificuldades diárias de adaptação e comunicação.

No site oficial da animação, Alex Amelines contou que quis criar um material visual que fosse atraente, especialmente porque ajudam a plantar a tolerância e compreensão. A intenção do diretor da animação foi criar que ajudasse as crianças a enxergar o ponto de vista das pessoas com autismo e pudesse ser usado na escola, dentro das famílias e/ou para crianças que quisessem compartilhar o diagnóstico com colegas.

“Há muito a dizer sobre o autismo. Foi um desafio condensar a essência dele em 5 minutos, mas espero que sirva de introdução assunto. Além disso, espero que sirva como um trampolim para expandi-lo em uma série para que as crianças possam explorar o assunto com mais profundidade, concentrando-se nas questões que as famílias tocadas pelo autismo gostariam que o mundo soubesse” – Alex Amelines

Assista ao curta de animação Amazing Things Happen (legendas disponíveis):




Assista a versão dublada em português brasileiro:




Profissionais e especialistas que participaram do projeto: 


Professor Tony Attwood – Especialista mundial sobre Síndrome de Asperger e autismo, autor de vários livros e artigos sobre o assunto.

David Gant (Narrador) – Ator escocês conhecido pelos papeis em Braveheart, Brazil and Ghandi.

Chris Harrington – Compositor e músico que mora em Londres.

Mike Avgeros – Engenheiro de som na Soho Sonic Studios, Londres.

Emma-Louise Burdett (Conselheira acadêmica) – Coordenadora das Necessidades Educativas Especiais de Hertfordshire

Para mais informações, visite o site oficial da animação Amazing Things Happen: http://amazingthingshappen.tv/

Curta a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/AmazingThingsProject/

Gostou do curta? Compartilhe para que mais pessoas possam assistir e o preconceito contra autismo seja menor.


Confira outros posts relacionados ao universo do autismo:


The Good Doctor: Personagem autista médico e o preconceito 

Asperger: Autismo, histórias que contamos e a importância cultural 

Autismo no cinema: Filme Tudo Que Quero faz estreia tímida no Brasil 

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas 

Asperger (Forma leve de autismo): Graphic novel francesa ajuda na conscientização 



*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana