Pular para o conteúdo principal

Destaques

She Said: Filme sobre jornalistas expondo crimes de Harvey Weinstein

O filme She Said é uma ótima indicação de filme para quem gosta de jornalismo investigativo. É sobre duas jornalistas do New York Times responsáveis por uma reportagem investigativa sobre os abusos cometidos por Harvey Weinstein, um produtor poderoso de Hollywood. Disponível na Netflix . Para quem acompanhou o caso ao vivo, talvez não tenha muitas surpresas ao assistir, ainda assim, vale a pena conferir todo o processo de produção da reportagem até que ela fosse publicada, expondo os crimes sexuais cometidos por Harvey Weinstein. Em uma época em que as vítimas já tinham fechado acordos de silêncio e outras pessoas tinham medo de se manifestar, foi graças ao trabalho das duas jornalistas e de outros veículos de comunicação que o caso ganhou visibilidade. She Said poderia facilmente ser um documentário, o filme biográfico narra como foram os dias das jornalistas, suas dificuldades e acertos, bem como o tão esperado momento: quando a reportagem finalmente foi publicada, atraindo todos os...

Jean-Paul Sartre: Documentário sobre o filósofo francês e a defesa pela liberdade do ser humano

O terceiro e último documentário da série da BBC Humano, Demasiado Humano aborda a vida do filósofo francês Jean-Paul Sartre, intitulado "O Caminho para a Liberdade". São 48 minutos de duração, nas quais são comentados algumas ideias do pensador, como a liberdade do ser humano, seus livros escritos, como O Ser e o Nada (Being and Nothingness) – obra em que ele discute algumas das ideias levantadas pelo filósofo alemão Heidegger, em Ser e Tempo.

No documentário é possível perceber a forte influência que Sartre tinha sobre as pessoas, principalmente os jovens. No seu enterro, por exemplo, estiveram presentes milhares de franceses que se sentiram perdidos sem o filósofo, que era comparado a uma “Bussola da Ética”, tocando em assuntos que muitos preferiam ignorar.

É interessante como a filosofia de Sartre, assim como a dos outros filósofos, está fundada na maneira que eles querem que os outros o vejam diante do mundo. Sarte perdeu o pai quando era novo e, como é mostrado no documentário, ele aprendeu a buscar as suas próprias verdades e a reinventar sua identidade. Todavia, com o sucesso de suas ideias e publicações de seus livros, Jean-Paul Sartre, que buscava a liberdade individual, percebeu que era cada vez mais difícil ser livre, sem ter outras pessoas para julgar: “O Inferno são os outros”.

Além de trazer algumas imagens de Sartre, o documentário traz depoimentos de amigos, de sua biógrafa e outros filósofos que comentam alguns dos principais acontecimentos e pensamentos elaborados pelo escritor francês.

Sinopse: “Neste episódio, a vida e a obra do mais famoso filósofo existencialista europeu, Jean-Paul Sartre (1905-1980), são abordadas. O homem que passou a vida desafiando a lógica convencional amava os paradoxos. O documentário expõe estes paradoxos de sua vida e sua obra, ao mesmo tempo em que questiona ambos. A pergunta central colocada é: Se o ser humano é livre para fazer o que quiser, como postula Sartre, então como devemos viver nossas vidas no dia a dia?”.

Assista ao Documentário sobre o filósofo Jean-Paul Sartre: 


Veja também:

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor 

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras 

Comentários

Mais lidas da semana