Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor

Sabe quando você termina de assistir a um filme baseado em um livro e fica morrendo de vontade de ler as obras do autor? Após assistir ao documentário francês “Marcel Proust: Uma Vida de Escritor” me senti desta maneira. Se eu já tinha curiosidade para ler os livros do Proust, agora quero incluir como prioridade.

Para quem não sabe, o escritor francês Marcel Proust conquistou o seu reconhecimento internacional e se tornou um clássico com a obra Em Busca do Tempo Perdido, publicada entre 1913 e 1927, em sete volumes: No Caminho de Swann; À sombra das raparigas em flor; O caminho de Guermantes; Sodoma e Gomorra; A prisioneira; A fugitiva; O tempo reencontrado.

Entre os pontos levantados no documentário sobre a vida do escritor Marcel Proust que eu mais gostei estão:

– Proust era homossexual;

– Ele escolheu ser escritor, contrariando a vontade do pai que desejava que ele se tornasse advogado;

– Os primeiros livros publicados por Marcel Proust foram um fracasso;

– O primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, No Caminho de Swann foi rejeitado por vários editoras na época e o editor totalmente comercial que decidiu publicá-lo, nem mesmo tinha lido o livro, além de Proust ter bancado a publicação do livro. O livro se tornou sucesso de vendas.

Aos escritores iniciantes, a vida de Proust, sem dúvidas, foi uma lição. Mesmo suas primeiras obras sendo criticadas, ele continuou escrevendo e se superou a ponto de se tornar um clássico da literatura.

De acordo com o documentário, Em Busca do Tempo Perdido é bem longa. Se naquela época pós-guerra, Proust se preocupava com as pessoas não terem interessem em lerem seus livros por causa de sua extensão, imagino como ele reagiria nos dias atuais onde muitas pessoas têm preguiça de lerem livros médios, com linguagem direta e simples.

Confira o documentário Marcel Proust: Uma Vida de Escritor


Gostei muito do documentário sobre Poust. Aliás, documentários sobre autores são sempre interessantes e ao mergulhar em suas vidas pessoais, contexto em que viveram e tudo mais, acabamos aprendendo um pouco sobre suas influências na escrita.

Se você é como eu e gosta de assistir documentários e vídeos sobre escritores, não deixe de conferir também outros posts publicados aqui no blog do Ben Oliveira:

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras

Documentário relata vida e descobertas de Sigmund Freud

Vídeos: Jovens Autores Brasileiros entrevistados no Conexão Futura

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Comentários

Mais lidas da semana