Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Vídeos: Jovens Autores Brasileiros entrevistados no Conexão Futura

O programa Conexão Futura entrevistou cinco jovens autores brasileiros, entre eles Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Leonel Caldela e Carolina Pavanelli. Os programas especiais de Literatura foram exibidos nos dias 14 a 18 de abril.

Confira os vídeos com as entrevistas dos escritores:

Leonel Caldela é autor da Trilogia da Tormenta, série de romances no maior cenário de RPG nacional. Também escreveu O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina, romances de fantasia medieval. Escreve, edita e traduz livros de RPG pela editora Jambô e é um dos autores do selo Fantasy – Casa da Palavra.



Formada em Cinema, Carolina Pavanelli lançou o primeiro livro aos 10 anos, o infantil Sonhos de Criança. Roteirista e professora de Português e Redação, lançou em 2011 o livro Longe de alguém tão perto pela Editora Multifoco.


Carolina Munhóz é jornalista, romancista e autora dos livros A Fada, O inverno das fadas e Feérica. A escritora também é correspondente do Potterish, um dos maiores sites dedicados ao universo Harry Potter no mundo.


Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor. Criador da trilogia Dragões de Éter, vendeu mais de 200 mil exemplares e chegou ao quarto lugar entre os mais vendidos no México. É roteirista premiado pela American Screenwriter e integrante do RapaduraCast.


É de Eduardo Spohr a autoria de Filhos do Éden: Anjos da Morte e da série A Batalha do Apocalipse. Spohr é um dos maiores expoentes da literatura fantástica nacional da atualidade e vendeu milhares de cópias, chegando ao ranking dos mais vendidos em 2010. Ele é jornalista, professor, blogueiro e podcaster do Nerdcast e viu seu sucesso ultrapassar as fronteiras do blog Jovem Nerd.



*Informações do Canal Futura

Comentários

Mais lidas da semana