Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Vídeos: Jovens Autores Brasileiros entrevistados no Conexão Futura

O programa Conexão Futura entrevistou cinco jovens autores brasileiros, entre eles Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Leonel Caldela e Carolina Pavanelli. Os programas especiais de Literatura foram exibidos nos dias 14 a 18 de abril.

Confira os vídeos com as entrevistas dos escritores:

Leonel Caldela é autor da Trilogia da Tormenta, série de romances no maior cenário de RPG nacional. Também escreveu O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina, romances de fantasia medieval. Escreve, edita e traduz livros de RPG pela editora Jambô e é um dos autores do selo Fantasy – Casa da Palavra.



Formada em Cinema, Carolina Pavanelli lançou o primeiro livro aos 10 anos, o infantil Sonhos de Criança. Roteirista e professora de Português e Redação, lançou em 2011 o livro Longe de alguém tão perto pela Editora Multifoco.


Carolina Munhóz é jornalista, romancista e autora dos livros A Fada, O inverno das fadas e Feérica. A escritora também é correspondente do Potterish, um dos maiores sites dedicados ao universo Harry Potter no mundo.


Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor. Criador da trilogia Dragões de Éter, vendeu mais de 200 mil exemplares e chegou ao quarto lugar entre os mais vendidos no México. É roteirista premiado pela American Screenwriter e integrante do RapaduraCast.


É de Eduardo Spohr a autoria de Filhos do Éden: Anjos da Morte e da série A Batalha do Apocalipse. Spohr é um dos maiores expoentes da literatura fantástica nacional da atualidade e vendeu milhares de cópias, chegando ao ranking dos mais vendidos em 2010. Ele é jornalista, professor, blogueiro e podcaster do Nerdcast e viu seu sucesso ultrapassar as fronteiras do blog Jovem Nerd.



*Informações do Canal Futura

Mais lidas da semana