Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Heidegger: Documentário sobre o filósofo alemão e seu envolvimento com o Nazismo

Hoje assisti ao documentário sobre o filósofo Martin Heidegger: Projeto para Viver, produzido pela BBC, da série Humano, Demasiado Humano, de 1999. No vídeo de 49 minutos, é abordado de forma breve o livro Ser e Tempo, de 1927, e explicada a relação entre Heidegger e o partido Nazista.

Heidegger Filósofo AlemãoComo todo documentário, assistir ao vídeo não substitui a leitura do livro, mas pode facilitar bastante na hora de entender melhor o personagem retratado, sua história de vida e alguns de seus conceitos. Fiquei com muita vontade de ler Ser e Tempo e outras de suas obras.

No momento estou sem tempo para ler mais livros, ando numa febre de leitura que está atrapalhando até mesmo a minha escrita, portanto os documentários sobre autores, escritores e filósofos têm sido uma ótima maneira de continuar aprendendo.

Alguns pontos no documentário me impressionaram:

– Mesmo analisando a vida, o pensamento e a linguagem, Martin Heidegger apoiou as ideias de Hittler (Nazismo) e foi responsável pela participação de muitos jovens no movimento nazista;

– O filósofo alemão entregou alguns de seus colegas judeus, inclusive um professor que sempre tinha o apoiado;

– Como a ambição por crescer e o poder em mãos erradas pode causar danos irreversíveis;

– Nem todo autor de livros, que transformaram a vida de muitas pessoas, tem bom caráter.

Assista ao documentário Martin Heidegger – Projeto para Viver (BBC):



Este é o segundo documentário da série Humano, Demasiado Humano. O primeiro foi sobre o filósofo Friedrich Nietzsche. Já estou ansioso para assistir ao documentário sobre Jean-Paul Sartre: O Caminho para a Liberdade.

Veja também:

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor 

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras 

Comentários

Mais lidas da semana