Pular para o conteúdo principal

Destaques

Coronavírus e Saúde Pública: O momento não pede negação nem omissão | Ben Oliveira

Me tirar do sério não é fácil. Tenho mais de 8 anos de prática de yoga e uma paciência quase infinita. Mas quando se trata do que tem acontecido nos últimos tempos, impossível seria me silenciar.


Para começar: muitas pessoas religiosas e espiritualizadas acham erradamente que cultivar a não-violência é se silenciar diante do caos que esse DesPresidente tem causado. Não poderiam estar mais errados, afinal, ser omisso à violência é uma forma de aumentá-la.

O momento não pede negação nem omissão. Os brasileiros elegeram um homem sem empatia, que sempre se demonstrou ser frio, manipulador e ignorante.

Sim, ele é um reflexo de muitos que não tiveram acesso à educação ou desprezam a intelectualidade, mas é também alguém que não está colocando só a própria vida em perigo, mas de milhares de brasileiros ao ignorar as recomendações de saúde, protocolos de pesquisas com medicamentos e conhecimentos BÁSICOS de saúde: qualquer pessoa que tenha um conhecimento raso de biologia, química e estatísti…

Heidegger: Documentário sobre o filósofo alemão e seu envolvimento com o Nazismo

Hoje assisti ao documentário sobre o filósofo Martin Heidegger: Projeto para Viver, produzido pela BBC, da série Humano, Demasiado Humano, de 1999. No vídeo de 49 minutos, é abordado de forma breve o livro Ser e Tempo, de 1927, e explicada a relação entre Heidegger e o partido Nazista.

Heidegger Filósofo AlemãoComo todo documentário, assistir ao vídeo não substitui a leitura do livro, mas pode facilitar bastante na hora de entender melhor o personagem retratado, sua história de vida e alguns de seus conceitos. Fiquei com muita vontade de ler Ser e Tempo e outras de suas obras.

No momento estou sem tempo para ler mais livros, ando numa febre de leitura que está atrapalhando até mesmo a minha escrita, portanto os documentários sobre autores, escritores e filósofos têm sido uma ótima maneira de continuar aprendendo.

Alguns pontos no documentário me impressionaram:

– Mesmo analisando a vida, o pensamento e a linguagem, Martin Heidegger apoiou as ideias de Hittler (Nazismo) e foi responsável pela participação de muitos jovens no movimento nazista;

– O filósofo alemão entregou alguns de seus colegas judeus, inclusive um professor que sempre tinha o apoiado;

– Como a ambição por crescer e o poder em mãos erradas pode causar danos irreversíveis;

– Nem todo autor de livros, que transformaram a vida de muitas pessoas, tem bom caráter.

Assista ao documentário Martin Heidegger – Projeto para Viver (BBC):



Este é o segundo documentário da série Humano, Demasiado Humano. O primeiro foi sobre o filósofo Friedrich Nietzsche. Já estou ansioso para assistir ao documentário sobre Jean-Paul Sartre: O Caminho para a Liberdade.

Veja também:

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor 

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras 

Comentários