Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance

Quando se lê ou ouve o termo dorama, muitas pessoas associam aos dramas românticos e leves, fazendo com que muitas pessoas evitem conhecer uma série de produções de gêneros diferentes, para quem também gosta de histórias mais sombrias e com uma dose de suspense e ação. Pensando em uma postagem assim que vi nas redes sociais, nas quais os dorameiros estavam indicando opções diferentes, decidi selecionar minhas cinco sugestões de dramas coreanos (kdramas) que fogem dos clichês românticos, dos quais algumas pessoas não gostam. Apesar de grande parte dos conteúdos lembrarem novelas de drama e romance, surgem cada vez mais possibilidades de gêneros e temas para assistir. Quando o termo dorama se popularizou no Brasil, parte da comunidade brasileira coreana não ficou muito feliz por associarem a um gênero. Confira 5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance: 1) Round 6 (Squid Game): da lista, este é um dos dramas coreanos que conseguiram furar a bolha da dramaland e conquistaram telespectadore

Heidegger: Documentário sobre o filósofo alemão e seu envolvimento com o Nazismo

Hoje assisti ao documentário sobre o filósofo Martin Heidegger: Projeto para Viver, produzido pela BBC, da série Humano, Demasiado Humano, de 1999. No vídeo de 49 minutos, é abordado de forma breve o livro Ser e Tempo, de 1927, e explicada a relação entre Heidegger e o partido Nazista.

Heidegger Filósofo AlemãoComo todo documentário, assistir ao vídeo não substitui a leitura do livro, mas pode facilitar bastante na hora de entender melhor o personagem retratado, sua história de vida e alguns de seus conceitos. Fiquei com muita vontade de ler Ser e Tempo e outras de suas obras.

No momento estou sem tempo para ler mais livros, ando numa febre de leitura que está atrapalhando até mesmo a minha escrita, portanto os documentários sobre autores, escritores e filósofos têm sido uma ótima maneira de continuar aprendendo.

Alguns pontos no documentário me impressionaram:

– Mesmo analisando a vida, o pensamento e a linguagem, Martin Heidegger apoiou as ideias de Hittler (Nazismo) e foi responsável pela participação de muitos jovens no movimento nazista;

– O filósofo alemão entregou alguns de seus colegas judeus, inclusive um professor que sempre tinha o apoiado;

– Como a ambição por crescer e o poder em mãos erradas pode causar danos irreversíveis;

– Nem todo autor de livros, que transformaram a vida de muitas pessoas, tem bom caráter.

Assista ao documentário Martin Heidegger – Projeto para Viver (BBC):



Este é o segundo documentário da série Humano, Demasiado Humano. O primeiro foi sobre o filósofo Friedrich Nietzsche. Já estou ansioso para assistir ao documentário sobre Jean-Paul Sartre: O Caminho para a Liberdade.

Veja também:

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor 

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras 

Comentários

Mais lidas da semana