Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrevendo um novo caminho

Escrevia um novo capítulo sem ter a mínima ideia de qual direção seguir. Ia se permitindo viver o momento presente e também as surpresas que vinham pelo caminho. Cansado de repetir velhos padrões, desta vez estava apostando as fichas no novo, ainda que não fosse levar para lugar algum. Ia firme no propósito, sabendo que sem arriscar, havia muitas coisas que deixava pra trás. Então, se perguntava se já não havia chegado a hora. A hora de quê exatamente? Não fazia ideia.  Sabia que algo precisava mudar. Sabia que algumas mudanças vinham de dentro para fora, mas também que exigiam energia para mudar.  Ia se permitindo o leve desprendimento, deixando de lado tudo o que um dia fizera sentido e agora não fazia mais. Ia se libertando, para então criar novos caminhos e chegar a lugares diferentes. Se daria certo ou não, não fazia ideia, mas estava pelo menos tentando. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazo...

A surpresa de ler um livro aleatório

A surpresa de ler um livro aleatório. Escolher um livro aleatório é como ir a um encontro às cegas: você nunca sabe o que realmente vai encontrar nem como prever como a experiência vai ser. Só há uma forma de descobrir: tentando.

Em um acervo lotado de livros, quer seja uma biblioteca, livraria ou até mesmo sua biblioteca pessoal, por que escolhemos determinados livros e deixamos outros de lado? O que acontece quando decidimos optar por algo aleatório, sem saber qualquer informações prévias sobre o autor ou sem ler a sinopse? É um exercício interessante de descoberta.

Por não termos criado tantas expectativas em cima da leitura, abrimos mais espaço para nos deixar surpreender linha após linha. Nem todo mundo gosta de ler um livro aleatório e está tudo bem, mas talvez seja uma experiência que todos nós deveríamos ter de tempos em tempos, aceitando que pode ser um processo de frustração, mas que também pode ser bem prazeroso mergulhar em águas desconhecidas.

Sem se dar ao trabalho de pesquisar mais sobre o livro e se deixar influenciar pelas opiniões dos outros, algo surpreendente acontece: às vezes, o medo de se decepcionar com a leitura dá espaço para a curiosidade. O prazer de descobrir por conta própria e se aventurar na leitura, pode provocar uma série de emoções positivas.

É, então, se permitindo navegar no desconhecido que a magia da leitura acontece. Nem todos se arriscam a ler a um livro aleatório, mas deveriam pelo menos uma vez na vida. E se a preocupação é a de gastar dinheiro com um livro sem saber se vale a pena, as bibliotecas físicas e bibliotecas digitais estão aí para ampliar o acesso à leitura de forma gratuita.

De repente, o livro que você não tinha qualquer expectativa, pode se tornar uma das leituras mais marcantes da sua vida. De repente, você pode se frustrar e abandonar a leitura pela metade. De repente, tudo pode acontecer, seja bom ou ruim. Mas você só vai descobrir ao experimentar. Talvez seja o momento de dar uma chance a um livro aleatório para então reviver a magia e as descobertas que vêm com a leitura. Talvez seja algo positivo para você, talvez não. Mas ler um livro nunca é perda de tempo, é sempre algo que vem a acrescentar às nossas vidas.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana