Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Martha Gabriel fala sobre Marketing na Era Digital #PaposNaRede

Nesta terça-feira (15) a palestrante internacional na área de marketing Martha Gabriel realizou às 21h (horário de brasília) uma palestra no Papos na Rede com o tema: "Marketing na Era Digital". O evento virtual idealizado pela relações públicas e especialista em gerenciamento de marketing Marcia Ceschini foi realizado no Treinatom, plataforma 100% brasileira que possibilita realizar eventos.

A palestra transmídia (envolveu várias mídias) e possibilitou a interação através de: QR-Codes, twitter, foto, vídeo etc. O bate-papo registrou o número máximo de 101 participantes - profissionais e estudantes da área de comunicação e tecnologia.

Excesso de informação, Mobilidade e Relevância

Martha Gabriel acredita que a tecnologia impactante muda o modelo de negócio. "Quando falamos de marketing, pensando em como ele acontecia no século passado, que é o caso da televisão, não imaginamos o que é hoje o consumidor fazendo compras ao ser impactado", diz.

Sobre o público-alvo, a palestrante explica que este não é mais só alvo como era considerado antigamente, mas passou também a ser mídia e gerador de conteúdo. "Quando você dá um RT (twitter), você é mídia. Você está determinando que caminhos essa mensagem vai tomar". A criatividade, incorporação, remixagem e divulgação na internet pelos usuários são características consideradas incríveis pela especialista.

Segundo a especialista, atualmente, graças à mobilidade, nosso presente fica extremamente denso com informações (hiper-informação) que vem de todos os lados ao mesmo tempo (Real Time), o que aconteceu também devido ao aumento de possibilidades de coisas para se fazer (hiper-conexão). "Uma das tendências do Real Time é a curadoria dos conteúdos para facilitar o consumo pelos públicos. Os próprios consumidores têm se tornado curadores um dos outros", argumenta.

No ambiente em que vivemos com excesso de informações é cada vez mais difícil prestar atenção. O que define se vamos prestar atenção nas informações ou não, de acordo com Martha Gabriel, é a relevância. "Quando algo é relevante para você funciona como um ímã de atenção", ensina. Afinal, o que é relevância? Para a palestrante, relevância é algo importante no tempo e no espaço. "A relevância muda de pessoa para pessoa, de contexto para contexto. É importante prestar atenção nos sinais que os consumidores dão. Não conseguimos colaboração sem conteúdos relevantes".

Marketing Digital?

Apesar do termo Marketing Digital estar em destaque atualmente, a palestrante explica que o marketing digital não existe, pois se você focar só no digital, deixará de lado o foco nas pessoas e nos objetivos da pessoas. Martha Gabriel acredita que o digital não pode limitar o marketing, mas favorecer o processo onde for necessário. "O digital não resolve o marketing ruim! Se você tem o marketing tradicional ruim, o digital não vai te ajudar. Se você tiver um marketing tradicional bem feito, o digital vai amplificar", justifica.

Alguns pontos importantes:

- "É interessante que você saiba a diferença entre site, portal, hotsite, blog, miniblog. Tudo isto faz diferença, na hora de você traçar uma estratégia".

- "O e-mail ainda é a única ferramenta que você tem hoje para fazer marketing de relacionamento de verdade. O e-mail marketing bem feito é bastante importante. A maior parte das empresas não tem uma estratégia legal".

- "A realidade aumentada hoje é uma das grandes tendências e pode ser feita com uma webcam ou celular. Todo mundo hoje está habilitado a usar a realidade aumentada".

- "Os aplicativos são uma fonte gigantesca de estratégias".

- Com a popularização ao acesso via internet móvel é importante que se criem sites próprios para mobiles.

- "A busca acontece hoje em tudo. As mídias sociais, redes sociais e busca estão convergindo. Na busca a melhor estratégia que a gente tem hoje é ser encontrado pelo consumidor"

- "A propaganda está se transformando em conteúdo e o conteúdo em propaganda". "Desde filmes totalmente produzidos para uma marca, ou produtos que são colocados dentro de uma história que fazem sucesso. No cenário que a gente está, isto acaba se tornando uma tendência muito forte.

- É importante que se faça um plano de marketing. "A metodologia te dá passos que conduzem para a melhor solução, de maneira organizada".

Livros recomendados pela palestrante

Marketing na Era Digital - Martha Gabriel

A sociedade do espetáculo - Guy Debord

As Tecnologias da Inteligência - Pierre Lévy

A cultura da interface - Steve Johnson

Program or be programmed - Douglas Rushkoff

Palestrante

Martha Gabriel é graduada em engenharia (UNICAMP), pós-graduada em marketing (ESPM), Pós-graduada em Design (Belas Artes), Mestre e doutoranda em Artes (ECA/USP). Autora de três livros de marketing, sendo o mais recente "Marketing na era digital", lançado em 2010 pela editora Novatec.

Palestrante internacional nas áreas de Marketing, pesquisadora, diretora de tecnologia, artista, professora MBA em diversas instituições, Colunista do IDGNow! e do Cidade Marketing.


Mais lidas da semana