Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: A Sesmaria Esquecida – Luciano Cilindro de Souza

A Sesmaria Esquecida é o romance histórico com temática homossexual (personagens gays), escrito por Luciano Cilindro de Souza, e publicado em 2013, pela Editora Escândalo. A obra de 240 páginas transporta o leitor para a Vila de Nossa Senhora do Rosário (posteriormente chamada de Cachoeira), a partir do ano de 1618, onde somos apresentados ao protagonista Trajano Brasileiro de Souza Laranjeiras, um senhor de engenho.

Capa do livro A Sesmaria Esquecida, do autor Luciano Cilindro de SouzaLuciano escreve de uma maneira que o seu livro me lembrou dos clássicos da literatura. Durante os primeiros capítulos da história, pelo leitor não estar acostumado com o espaço e tempo, ele ainda não está tão envolvido, porém ao virar das páginas, surpresa, você está imerso, principalmente aguardando pelo momento em que os dois personagens principais da narrativa vão se encontrar.

Além de Trajano – o homem sábio que é dono de um engenho, onde vive com seus escravos –, o leitor conhece John, um inglês que participa de uma expedição marítima e passa por uma verdadeira aventura para sobreviver, repleta de estranhamentos e autodescobertas. Até os caminhos de Trajano e John se cruzarem, muitas coisas vão acontecendo ao longo da história, porém é esta expectativa e experiências dos personagens que nos fazem entender melhor a personalidade de cada um deles e a maneira que reagem diante do amor.

"A condenação ao que é bom ao ser humano, mesmo em nome de algo pretensamente maior, como o sagrado, faz com que o pecado se despure, incandesça e seja satisfeito assim, às urgências..."

Sim, mais do que um resgate histórico sobre um período da história do Brasil marcado pela escravidão, colonização e forte influência da igreja católica, A Sesmaria Esquecida presenteia o leitor com uma história de amor entre Trajano e John, o tipo de relacionamento proibido numa época em que os gays eram chamados de sodomitas e corriam o risco de ser condenados, porém que é cultivado de tal forma que nos faz torcer para que eles tenham um final feliz.

A história é narrada em terceira pessoa por um narrador que se foca principalmente em Trajano e John, mas que quando necessário mostra de forma breve o ponto de vista de outros personagens. Para entender os diferentes momentos do protagonista e seu grande amor, poderíamos dizer que a vida de Trajano muda em três partes do livro: antes de conhecer John, ao conhecê-lo e ao revelar a forte afeição pelo outro.

A Sesmaria Esquecida foi escrito de forma tão graciosa, que mesmo diante de tantas informações que devem ter exigido bastante pesquisa do escritor, pelas suas descrições, características da sociedade da época e eventos históricos, a leitura flui com facilidade. O zelo do autor com a história e sua verossimilidade são pontos que nos fazem imaginar melhor os personagens e as situações pelas quais eles passam e o pensamento piscar em nossas mentes: “Isso poderia ter acontecido!”.

"Queria que meu coração não fosse tão afetuoso. Já me apego a essas sensações sem toque, espontâneas, que vêm como ondas do mar deste senhor de engenho para mim. Tenho pesar da areia que untava nossos corpos durante aquela briga no solar, pois assim não pude sentir a textura de sua pele. Contento-me com a sensação do soco que lhe dei no rosto barbeado, e do golpe que recebi de suas botas. Isso aguça a vontade de senti-lo. Encontrar uma pessoa em quem possa confiar totalmente, nesta guerra, me deixa a um passo de amá-la"

Antes de o livro A Sesmaria Esquecida ser lançando, tive a oportunidade de conhecer ao vivo o escritor, Luciano Cilindro de Souza, pois juntos participamos de uma coletânea de contos (Loveless). Na época em que conversamos, ele me contou sobre esse romance de época que tinha escrito e se passava no nordeste do Brasil, porém não tinha ideia da força de sua história, até vê-la publicada e devorá-la.

Dizem que a boa literatura é aquela que transforma o leitor. A Sesmaria Esquecida tem uma série de elementos que me faz crer não só que é um bom livro, como poderia considerá-lo “alta literatura”. Seus personagens são tridimensionais, o contexto histórico é bem desenvolvido e a forma que as narrativas vão se costurando nos fazem perceber a grandeza da obra. É o tipo de livro que envolve o leitor, porém que não é só mera diversão ou passatempo, pelo contrário, nos faz refletir sobre o preconceito contra homossexuais (homofobia); As imposições da religião sobre o que é certo ou errado, machucando quem entrar pelo caminho em nome de um Deus que deveria ser salvador, mas torna-se tirano pelo comportamento de seus seguidores; A repressão dos sentimentos entre dois homens gays, não pela falta de vontade de se amarem, mas pelo medo de como as outras pessoas os tratariam; A ética de um senhor do engenho, que mesmo vivendo numa época marcada pela escravidão, soube como tratá-los com respeito e admiração.

Alguns autores passam a vida toda escrevendo e publicando obras, mas dificilmente ficam satisfeitos com os seus próprios livros, pois ainda não escreveram o “livro de suas vidas”. Luciano Cilindro de Souza acertou em cheio em seu romance de estreia. A Sesmaria Esquecida é um livro que foi fermentado com cuidado para que o vinho não se tornasse vinagre, com diálogos e cenas bem escritos, sem palavras a mais ou a menos e transformações profundas nos personagens principais que transcendem seus próprios medos e inseguranças pelos sentimentos nutridos um pelo outro. Todo esse amor do autor pela sua obra possibilita que sua história viva durante séculos: o tipo de livro que não se perderá no tempo, como os grandes clássicos da literatura.

"Picuinha é coisa séria, apesar de lidar com ela com indiferença, na maioria das vezes. A picuinha é um sintoma de pequenos e implacáveis ressentimentos, de emoções destrutivas e contundentes que tomaram posse da alma e de se tornaram parte dela, ganhando vida própria"

O romance é a prova viva de que os escritores contemporâneos podem investir na arte da literatura, não somente na literatura comercial – algumas histórias parecem seguir roteiros prontos e obviedades, nas quais seus autores patinam numa fina camada de gelo. A maturidade do autor e toda sua bagagem cultural adquirida ao longo de sua vida o fizeram juntar o melhor dos dois mundos (literatura clássica e contemporânea) neste livro.

Confesso, assim que recebi A Sesmaria e outros livros com temática gay, fui postergando sua leitura, não pela falta de interesse, mas porque sabia que precisaria estar sintonizado no momento em que virasse as páginas e fosse transportado para outra época da história. Romances históricos exigem mais concentração, mas assim que a fina camada do tempo e espaço é derrubada, nos vemos envolvidos como nunca.

Não me arrependo de ter demorado a ler o livro e arrisco a me dizer que A Sesmaria Esquecida é o melhor livro que já li da Editora Escândalo, por ser uma refeição completa e mesmo passando há mais de 300 anos permitir o debate e a reflexão sobre assuntos que ainda estão mergulhados na ignorância do ser humano, como a homofobia, o amor, a hipocrisia e o desserviço prestado pela religião; Esta última que deveria propagar o bem-estar, porém prega o discurso do ódio, jogando com o medo das pessoas ingênuas sobre o inferno – mal elas imaginam que o inferno do homem são os outros, como diria Sartre, e esta estúpida necessidade de seguir o caminho criado por outras pessoas, ao invés de seguirem suas próprias jornadas.

Escritor Luciano Cilindro de Souza

Sobre o autor – Luciano Cilindro de Souza é um baiano que vive cercado pela natureza, por seus cães e seus livros. Médico clínico por profissão, é contista e poeta, estreando na literatura como romancista.

A Sesmaria Esquecida está presente no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/376238 e no Facebook: https://www.facebook.com/asesmariaesquecida

Comentários

  1. Olá, você deixou o link na nossa postagem e estamos lhe visitando.
    Parabéns pelo Blog, esperamos sua visita em nosso blog, siga e curta: www.unhaebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    Facebook: Unhas&bocas

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito obrigado por sua visita e comentário...
    Volte sempre :-)

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando este livro a horas! Mas a Escândalo fechou... Sabe onde posso encontrar um exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu Brasil!
      Recomendo que tente entrar em contato com o autor. Talvez ele seria a pessoa mais adequada para te responder esta pergunta. A editora realmente fechou e imagino que não tenham exemplares sobrando. Pode ser que o Luciano tenha e/ou que esteja disponível em formato de eBook na Amazon. O perfil dele no Facebook: https://www.facebook.com/luciano.cilindrodesouza

      Abraços

      Excluir
  4. Muito boa sua resenha, parabéns! Eu conheço o talento do escritor e agora fiquei mais afim de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleib! Muito obrigado pela visita. Fico feliz que tenha gostado da resenha de A Sesmaria Esquecida. Espero que tenha garantido seu exemplar do livro com o autor!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana