quinta-feira, 2 de julho de 2009

Resenha: A Ciência Médica de House – Andrew Holtz



Quem nunca assistiu ou ouviu falar sobre o seriado de drama, House, cujo protagonista é o brilhante médico infectologista, Doutor Gregory House, o qual resolve e trata os casos mais cabeludos e incomuns do mundo? A série atraiu diversos fans, seja pelo humor ácido e sarcástico do personagem principal que afeta todas as pessoas a sua volta, desde pacientes a outros médicos ou pela sua habilidade médica em desvendar as misteriosas doenças de seus pacientes.

Para muitas pessoas que assistem a série, as doenças apresentadas ou o jeito que elas são abordadas não passam de ficção por serem em sua grande maioria cada caso mais bizarro que o outro, gerando uma dúvida geral sobre o que pode ser verdadeiro ou não.

E todas as pessoas em algum momento da série, já se questionaram sobre a veracidade destas doenças mostradas, e por incrível que pareça ou que possa deixar algumas pessoas céticas, a grande maioria dos casos mostrados podem realmente acontecer, entretanto são extremamente raros.

O propósito da série se dá em mostrar que às vezes simples problemas podem evoluir para grandes doenças, quando o diagnóstico é desconhecido, basta observar o alto índice de pacientes que quase morrem na série! Muitas vezes doenças tão simples e comuns, quando têm o seu diagnóstico errado, pode causar a morte da pessoa ou a própria doença em si, assim como em muitos casos as doenças são letais e algumas vezes confudidas com patologias comuns.

O diferencial da equipe de médicos de House, é que eles em muitas vezes fazem pesquisas na casa ou local de trabalho em que o paciente fica na maior parte de seu tempo, para saber identificar melhor qual a causa da patologia. O que é extremamente interessante, pois sabemos muitas vezes que os pacientes omitem algumas informações ou até mesmo quando eles estão impossibilitados de se comunicarem, este trabalho pode ter alta eficácia, muitas vezes por esta omissão de dados, a vida das pessoas é colocada em risco.

É importante frisar que as desordens mostradas não são somente infecções causadas por microrganismos, muitos casos de intoxicação ou mal funcionamentos do organismo são evidenciadas. O trabalho investigativo é fundamental neste ponto, pois se o paciente foi intoxicado, é necessário que se descubra qual é o produto tóxico e evite o local, visando a proteção de outras pessoas e o tratamento ou até mesmo se foi infectado, para evitar a disseminação.

Pensando nisto, o jornalista Andrew Holtz, estudou várias obras de medicina e entrevistou diversos profissionais da área de saúde, desde enfermeiros à médicos, para desvendar estes mistérios por trás de "House". O livro tem uma linguagem fácil e acessível aos leitores, tendo como público-alvo: leigos fans do seriado, profissionais da saúde e curiosos de plantão.

Vale a pena ler o livro, afinal informação nunca é demais. O livro se chama "A Ciência Médica de House" - A verdade por trás dos diagnósticos da série de TV, do autor Andrew Holtz.

12 comentários:

  1. Nossa eu adoro esse seriado!
    Mas mas algum tempo que não vejo...
    Depois que criei o blog fiquei viciada! hahaha
    Sucesso com blog.
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos melhores seriados que existem.
    e além do mais, é minha cara..
    quero fazer medicina ;p
    saishaiu'

    parabéns pelo blog.

    http://semfronteiraas.blogspot.com/
    passa depois ;D

    valeeu

    ResponderExcluir
  3. House diagnostica tanto a realidade que precisou se desconectar dela.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal o seriado.

    ResponderExcluir
  5. Estou planejando começar a assistir este seriado, assiti apenas o 1° episodio e gostei.
    Obrigada pelo comentário no meu blog e Parabéns pelo seu!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. É muito da hora esse seriado. Demais!

    Sobre o livro, uma ótima dica, nunca li, mas com certeza é bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu amoo esse seriado! e eu assisto mais pelo humor ácido do house mesmo hauahuahua é o melhor da série!
    agoora, com Grey's Anatomy, (minha outra paixão) eu me tornei hipocondríaca e me diagnostiquei com aneurisma :X
    é... é, pessoas fracas da cabeça não deveriam ver esses tipos de séries, hoje entendo pq (depois de várias consultas no médico hauahuahua)
    Mas o livro parece ser interessante ^-^
    bgs

    ResponderExcluir
  8. Adoro ver ele. beeijos e obg. por comentar!

    ResponderExcluir
  9. Pior que nunca assisti ainda.
    Parece bem legal.

    ResponderExcluir
  10. depois de PrisionB. é o melhor seriado!

    ResponderExcluir
  11. Saudações do Blog do Arcanjo! Muito obrigado pela visita, e pelo voto, vc não imagina como isso é importante pra mim, teste de superação mesmo. Mas apesar de estarmos na mesma categoria, prestigiarei com maior prazer em votar no seu blog, q é muito bom!!! Gostei deste texto,lerei os demais, me falaram uma vez as doenças descritas desta série eram verdadeiras, mas não tinha base da informação.
    Vou virar seguidor.Visite sempre!
    Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir
  12. cara, esse seriado é muito massa, sempre que dá assisto, muito massa mesmo!

    o livro nem sabia que existia, mas é uma boa dica!

    abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram