Pular para o conteúdo principal

Destaques

O silêncio nada inocente

Nem sempre o silêncio significa concordar com o outro, às vezes ele vem da noção de que não importa o que será dito, você será mal interpretado. Então, tudo o que resta é deixar o outro projetar em você, coisas que sequer passam pela sua mente, te julgar e aprender internamente a não se deixar levar pelo julgamento do outro. Escutar sem reagir nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante de uma injustiça, mas pelo bem da sua saúde mental, muitas vezes você tem que deixar o outro pensar o que quiser de você e aceitar que uma invalidação do outro, não significa que você precisa aceitar como uma verdade absoluta. Se você está em uma posição onde há pouco espaço para a expressão, muitas vezes é inevitável que você saia de uma conversa onde um dos lados se comunicou e o outro esteve no papel de mero ouvinte. Esse desequilíbrio nas relações geram interpretações erradas e cabe a cada um validar ou invalidar a invalidação do outro. Nem tudo o que é dito sobre você precisa fazer sentido ...

Resenha: Histórias, Estórias e Stories – Alfredo Gentil Costa



“Histórias, Estórias & Stories”, é o nome do livro escrito por Alfredo Gentil Costa, publicado em 2002 pela RD Editora, em Florianópolis. A obra traz uma coletânea de histórias, estórias e memórias do autor.


Alfredo Gentil Costa, nasceu em Florianópolis em 24 de dezembro de 1945. Graduado em Letras pela UFSC, é professor de inglês e tradutor-intérprete. É autor do livro: “Inglês Básico – Gramática, vocabulário e texto”, publicado pela editora da UFSC, em 1993.


O livro está dividido em três partes referentes ao título. Na primeira parte estão reunidas crônicas sobre personagens da Ilha que marcaram a vida do autor. Através da narração viaja-se nas histórias, remetendo o leitor às ruas de Florianópolis em décadas passadas. Algumas crônicas têm caráter humorístico, outras são críticas brilhantes, como: “Homem, um animal ecológico” e “Classe média (?)”.


“Estórias” é a parte do livro dedicada aos textos fictícios. Através de crônicas e contos, alguns temas são retratados, como: política e educação. “Fábula” conta a história de um governante que queria ajudar a população e diminuiu todas as suas regalias para distribuir melhor a verba para a população, conseguindo erradicar a pobreza. Como o próprio nome diz, não poderia passar de uma fábula...


A última parte do livro, reúne textos de ficção escritos em inglês. Alguns dos textos foram escritos para o ensino da língua na Universidade Federal de Santa Catarina e outros pelo simples prazer.

O livro contém 42 contos/crônicas e 2 poemas em inglês. Além de ser prazerosa, a leitura da coletânea é informativa. Trazendo um pouco da cultura e história de Florianópolis, os textos são descontraídos e interessantes, agradando aos "manézinhos da Ilha" e apreciadores da bela Ilha de Santa Catarina.
* Manezinho é o termo popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis.

Mais lidas da semana