Pular para o conteúdo principal

Destaques

Limites

Limites: linhas que não devem ser ultrapassadas. Espaço onde a paz permanece. Ausência de conflitos desnecessários. Deixar claro que o que incomoda deve ser respeitado. Era na falta de limite que crescia o desrespeito. Era na falta de limite que tudo ficava estagnado. Era na falta de limite que elos podem ser quebrados, sem qualquer necessidade de adeus. Os dias passavam e quanto mais se dera conta da importância dos limites, mais entendia a decisão de quem escolhera não fazer mais parte da sua vida.  Era ao dizer adeus que abria espaço para o novo. Era ao deixar para trás tudo aquilo que pesava que aceitava que algumas coisas simplesmente não eram para ser. Era ao desapegar quando percebia que o que algo fazia sentido antes, agora era indiferente. Escrevia para lembrar. Escrevia para esquecer. Escrevia na esperança de que o aqui e agora deixassem o passado no passado, sem perder tempo pensando no futuro. Escrevia como quem sabia que ciclos encerrados faziam parte da vida. Escrevia...

Jornalismo Online: QualidadexTempo

O artigo: "A qualidade da informação do Jornalismo Online", escrito pelo jornalista Renato Martins de Lima, analisa a qualidade da informação em relação ao tempo de atualização.

Os dois maiores sites de notícias de Mato Grosso do Sul, Campo Grande News e Midiamax News, são analisados nesta pesquisa.

O jornalista Renato Martins de Lima comenta em seu artigo que a Internet facilitou ao jornalista a produção de notícias, com a possibilidade de interação, agilidade, atualizações em tempo real, recursos audiovisuais e velocidade para disponilizar a informação.

Segundo o autor, "dificulta, por outro lado, a execução de princípios básicos do jornalismo como a apuração in-loco, a captação de informações por meio da comunicação não verbal, observação direta e limitam o olhar jornalístico fora das redações, onde a notícia está".

Renato de Lima afirma que a maioria das reportagens das redações de sites de notícias são geradas por releases.

De acordo com o artigo, em Mato Grosso do Sul existem aproximadamente 50 sites de notícias e eles tem dificuldade operacional de enviar repórteres para as pautas externas. O autor ressalta que apenas os sites Campo Grande News e Midiamax News apresentam equipes de externa com carro, repórter e fotógrafo, porém não conseguem cobrir in-loco todos os assuntos desejados, por priorizarem o tempo.

"Uma das provas mais evidentes da valorização do tempo sobre o conteúdo na notícia é o formato unânime
dos sites em sempre postar primeiramente o horário e, só depois o título da notícia", acrescenta o autor.

Lima diz que no jornalismo além da qualidade da notícia, deve-se avaliar a qualidade do veículo. Qualquer fator que dificulte a informação chegar ao receptor é também um problema de qualidade.

Resultados da pesquisa

O jornalista analisou em um dia a rotina dos sites: Campo Grande News e Midiamax News, observando o total de notícias postadas no dia e a velocidade de atualização, a produtividade dos jornalistas e as fontes utilizadas.

Segundo a pesquisa, no dia analisado, de 92 matérias do Campo Grande News, 98% das notícias são publicadas por jornalistas do próprio site; das 117 notícias postadas no Midiamax News, somente 22% correspondem à matérias assinadas pelos jornalistas do site, os outros 78% são de fontes externas da redação (assinadas por outros sites, portais e agências de notícias)

Renato Lima ainda analisou os erros dos dois jornais online, dividindo em três critérios: erro de digitação, erro de gramática e erro de apuração.

Das 93 matérias publicadas no dia pelo Campo Grande News, 43 apresentaram algum tipo de erro. Das 117 postagens do Midiamax News, 38 apresentaram algum tipo de erro.

Conclusão

Antes de concluir o artigo, o autor diz que  não tem como propósito confrontar os dois sites afim de escolher o melhor e o pior, nem denegrir o trabalho deles. Ele pretendeu avaliar a disputa entre o relógio e as notícias, causas e consequências.

"Por ora, é possível afirmar que não existe nenhum tipo de normatização, regulação e padronização de qualidade para o jornalismo online de Mato Grosso do Sul. Ambos os sites não possuem um profissional específico que exerce a função de revisor, nem a função chamada no jornalismo impresso de ombudsman. Funções estratégicas que minimizariam dois tipos de erros, o de digitação e o de gramática. Também não possuem manual de redação, que norteia o estilo de redação e as práticas gramaticais adotadas pelo site, como existem na maioria das redações", comenta o autor.

Lima também diz que a velocidade de atualização das notícias compremetem a qualidade da informação no jornalismo online.

Para concluir, o autor destaca o que os sites têm feito para a construção da qualidade. O site Campo Grande News conta com as ferramentas: Comentário, Reportar erros e Relatório de erros (controle interno). Já o Midiamax News dá um feedback ao leitor, avisando quando a matéria foi alterada ou quando ainda está sendo apurada.

Acesse o artigo na íntegra

Mais lidas da semana