Pular para o conteúdo principal

Destaques

Relaxar

Relaxar era tão importante quanto ficar atento aos sinais de crise. Era um exercício diário. Muito mais fácil na teoria do que na prática. Um exercício de confiar que quem está ao redor saberá reconhecer no tempo certo a necessidade de ajuda. Então, por que mesmo sabendo disso, o corpo e a mente continuavam em alerta? Talvez pelo passado. Talvez por saber que o imprevisível poderia causar danos irreparáveis. Talvez pela dificuldade de aceitar que nem tudo pode ser controlado. Ia, então, se soltando um pouco a cada dia. Se distanciando de sua versão em alerta e voltando a se focar naquela que seria capaz de relaxar, sem deixar cada pequena mudança do dia incomodá-lo. Por mais que tentasse prever o futuro, a verdade era que algumas coisas não poderiam ser previstas. Era necessário confiar no aqui e agora, na noção de que conseguiria pedir ajuda se fosse preciso e que ficar o tempo inteiro esperando uma crise acontecer não ajudava ninguém.  Era ao sair do modo de sobrevivência que se ...

Blogs & Jornalismo

"Blogs e jornalismo: uma nova etapa na construção jornalística, artigo da jornalista Eliane Cristina Gomes de Medeiro, discute a utilidade dos blogs na construção do jornalismo, de que forma os blogs estão sendo usados de forma criativa na produção de notícias e como esta ferramenta pode encurtar a distância entre o jornalista (produtor de conteúdos) e a audiência (público).

De acordo com a autora, no século XXI a Web 2.0, que conta com uma participação e colaboração dos usuários na construção de conteúdos, ocorre uma popularização dos blogs. Ferramenta que no começo eram usados como diários virtuais, foram apropriados pelos jornalistas para a divulgação de informações, críticas e opiniões dos autores.

Webjornalismo
Eliane Medeiro explica que o Webjornalismo tem pouco mais de dez anos e que passou por três etapas de desenvolvimento dos veículos noticiosos para a web, sendo estas:

¹ "transposição do modelo impresso para o digital";

² "alguns elementos específicos da web passam a ser agregados à notícia online, embora esta continue seguindo o padrão de texto da edição impressa. Nessa fase passam a ser usados recursos de hipermídia";

³ "as publicações online incorporam a hipermídia à produção do texto, aprofundando a hipertextualidade e a multimodalidade permitidas pela convergência das mídias digitais. Passa a ser levada em conta a possibilidade de distribuição do conteúdo para outras plataformas, como telefones celulares e handhelds. Ao mesmo tempo, a notícia ganha interconexão para além do material de apoio e menus de navegação"

Blogs & Jornalismo
A jornalista diz em seu artigo que o blog pode ser utilizado para o jornalismo participativo, visto que se mostram como ambientes de reciprocidade para a troca de informações, diálogo e construção coletiva.

Ainda de acordo com Medeiro, a Internet traz um diferencial em relação aos outros meios de comunicação de massa convencionais, pois possibilita "a participação ativa, em tempo real, dos leitores que passam a comentar a informação e contribuir com ela."

"A relação entre jornalista e leitor na blogosfera difere em muito da relação existente entre eles na mídia convencional (seja impressa, radio ou televisão). Nos blogs há uma troca constante de dados, a produção e o compartilhamento da informação vão muito além da transmissão pura e simples", ressalta a jornalista.

Para concluir, Medeiro diz que os jornalistas estão utilizando os blogs para produção, divulgação, consumo de notícias, para aumentar a visibilidade de seu trabalho, dialogar com o público e  publicação de idéias sem a censura convencional dos veículos onde atuam.

"É preciso compreender que a internet trouxe novas formas de se produzir informação, transformando o webjornalismo em um imenso caleidoscópio de possibilidades: a convergência de áudio, vídeo e texto, a não linearidade do hipertexto, a interatividade da multimídia e a velocidade de giro. A transformação de todos esses recursos citados em conteúdos noticiosos de qualidade é hoje o grande desafio do jornalismo", finaliza.

Acesse o artigo na íntegra

Leia também:
"Blogueiro é jornalista? Não sei. O que importa é a relevância da notícia", diz Chris Anderson, da Wired

Mais lidas da semana