Pular para o conteúdo principal

Destaques

Outro dia sem cigarro

Rumo ao quinto mês sem cigarro. Tinha pensado em como um dia tudo isso parecia impossível, mas também gostava de compartilhar a experiência, na esperança de que mais pessoas acreditassem que era possível. Não era fácil lidar com a abstinência que aparecia de surpresa. Nem sempre vinha por razões óbvias. Resistir ao cigarro era mais difícil do que parecia, mas estava longe de ser algo impossível.  Um hábito puxava o outro. Era necessário aprender a reinventar a rotina, não para se sobrecarregar, mas para preencher o tempo com outras atividades. A tentação por algo mágico era grande. Uma fórmula instantânea que pudesse eliminar o hábito. Até o momento não existia algo assim, mesmo com o suporte de medicamentos e outras formas, parar de fumar cigarro poderia ter dias bons e ruins. Há quem se questiona por que não tinha parado antes. Mas há também quem continua lutando dia após dia: mesmo com a diminuição da vontade de fumar cigarro, ela não desaparecia completamente. Era importante re...

Palestrantes abordam redações multimídia

Nesta sexta-feira (19) aconteceu em Campo Grande (MS) o 2º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul. O evento organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul aconteceu no auditório V da Universidade Anhanguera-Uniderp e teve como tema: “A convergência das redações na era da internet”.

No primeiro dia do seminário aconteceram duas videoconferências sobre a convergência das redações. O doutor e professor de jornalismo da University of Texas at Austin, Rosental Calmon Alves, foi o primeiro a abordar as redações multimídia e o novo ecossistema da mídia.

Alves explicou que os estudantes de jornalismo têm o desafio de criar algo novo. Sobre as redações online, ele diz sobre a tendência da convergência, “Não conheço nenhum jornal que tenha mais leitores do jornal impresso do que do jornal online”.

O pesquisador e professor da UFSC Elias Machado argumentou sobre a complexidade do tema e ressaltou que não se deve ver a convergência por somente um dos processos. Para ele, as redações devem se adequar a estes processos, visto que o “fenômeno é planetário”.

“Um projeto elaborado para uma cidade deveria ser diferente para o de outra cidade”, fala o pesquisador sobre a importância da estruturação personalizada das redações e da adaptação dos profissionais que nelas trabalham.

Mais lidas da semana