Pular para o conteúdo principal

Destaques

Algoritmos

Algoritmos. Algoritmos às vezes nos mostravam o que não queremos ver. Quando menos nos damos conta estamos diante da recomendação de um conteúdo ou recomendação para seguir de alguém que já não faz parte da nossa vida há anos. Os anos passam, mas é como se os algoritmos não se atualizassem: é quase como se ele nos prendesse ao passado. Algoritmos não eram necessariamente bons ou ruins, mas causavam impacto nos nossos comportamentos. De repente, basta um simples conteúdo para dar um gatilho sobre o que você viveu com alguém do passado. Chega a ser engraçado como os algoritmos falham. Muitas pessoas comentam: eu sei que essas pessoas estão no Instagram (ou qualquer outra rede social), eu só não quero adicionar elas. Os algoritmos seguem sem a nossa vontade. Eles não sabem as histórias que aconteceram fora dos bastidores das telas, não sabem muito sobre o contato humano. Ainda que cause um incômodo e que o algoritmo recomende alguém totalmente diferente do que você esperava: às vezes é me...

10 dicas para se obter sucesso como jornalista freelancer

O jornalista Sean McManus escreveu um artigo para o livro “Journalism Uncovered”, da autora Emma Caprez, em que dá 10 dicas para uma carreira de sucesso como jornalista freelancer. Confira abaixo:


1- Contate diretamente os editores: os editores não irão atrás de você, você deve encontrá-los. Se quiser uma resposta imediata, ligue para eles.

2- Levante idéias, não opiniões: editores não contratam escritores. Eles compram matérias. Demonstre seu conhecimento lançando histórias frescas e bem escolhidas a eles.

3- Diferencie-se: tenha certeza que você sabe por que você é a melhor pessoa para escrever a história que você está lançando.

4- Entenda de negócios: combine as taxas, direitos autorais e pagamento adiantado. Fature imediatamente.

5- Cumpra os prazos: um artigo médio recebido no tempo é mais útil para os editores do que um artigo fascinante atrasado.

6- Especialize: desenvolva uma área de especialidade para escrever e construir sua reputação.

7- Faça rede de contatos em eventos: encontre inovadores e pensadores que podem dar dicas sobre a próxima ‘grande coisa’. Conheça editores de revistas também.

8- Aprenda habilidades adicionais: estude fotografia para que você possa vendê-las com seus artigos. Aprenda webdesign para que você possa vender seus artigos prontos para publicação online. Aprenda a editar e revisar para que seus artigos sejam de maior qualidade.

9- Leia: leia publicações de sua área para que você possa entender os estilos delas e imitá-las. Leia o máximo possível para inspirar idéias de novas histórias.

10- Junte-se: junte-se a um sindicato de jornalismo ou outra organização de apoio para conseguir aconselhamento e apoio, caso algo errado aconteça.

Fonte: http://www.journalismcareers.com/articles/successfulfreelancing.shtml

Mais lidas da semana