Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Manual de Assessoria de Comunicação/Imprensa

A Federal Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou em 2007 o Manual de Assessoria de Comunicação/Imprensa 2007. Em sua 4ª edição revista e ampliada, o manual que já foi considerado a "bíblia' dos jornalistas de assessoria está disponível para download no site da FENAJ.

O Manual de Assessoria foi editado pela primeira vez em 1985, época em que os livros dedicados à área de assessoria eram escassos. Na apresentação do manual é explicado que este sistematizou e organizou nacionalmente o trabalho e atendeu as expectativas dos jornalistas que trabalhavam em Assessorias de Imprensa.

De acordo com o documento, a área de assessoria é a que mais emprega jornalistas. Os organizadores ressaltam que é inevitável a transformação da profissão com as mudanças políticas, sociais, econômicas ou tecnológicas, porém os assessores devem sempre ter compromisso ético, responsabilidade social e preservação de auto-estima. A convivência com a internet não pode afetar o cuidado com a qualidade de vida e as condições de trabalho. "Ser um profissional multimídia sim. Ser usado como escrevo da tecnologia, acumulando funções, não", argumentam.

A história da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil é contada no manual. O jornalista americano Ivy Lee inventou esta atividade especializada em 1906 e conseguiu mudar a imagem de John Rockfeller, um barão do capitalismo selvagem. Rockfeller que antes era odiado, passou a ser venerado pela opinião pública. Já no Brasil, a profissão tornou-se fundamental com o fortalecimento do proceso democrático. Após a queda do regime militar, o profissional de comunicação obteve maior importância no contexto social, pois a sociedade passou a exigir respostas às suas indagações.

São abordados no manual: conceitos de assessoria de imprensa e de assessoria de comunicação, perfil do profissional, área de atuação, produtos e serviços, dicas para quem pretende contratar uma assessoria, a legislação do jornalista em vigor, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e modelo de contrato de prestação de serviço. O final do manual traz uma série de referências para leitura e sindicatos filiados.

Download do Manual

Comentários

Mais lidas da semana