Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) foi fundada em 29 de novembro de 2003 para reunir pesquisadores e profissionais que estudam o jornalismo. Durante o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que aconteceu no mesmo ano de criação da associação, foram apresentados trabalhos científicos e aprovados os estatutos da SBPjor.

Além de agregar os estudiosos da área, a associação que promove estudos interdisciplinares avançados no campo do jornalismo, atua em conjunto com outras associações científicas/acadêmicas/profissionais já existentes.

Site da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Através da realização de eventos, desenvolvimento e patrocínio de pesquisas e atividades, intercâmbio de informações e experiências no jornalismo, incentivo, edição e publicação de obras e periódicos de jornalismo, produção de conteúdos na área e outras atividades, a SBPJor procura alcançar os seguintes objetivos:

- Contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes do jornalismo;
- Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos associados, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área de jornalismo;
- Contribuir para a formação de modelos de análise e metodologias de ensino e pesquisa no jornalismo;
- Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
- Contribuir para o aprimoramento das instituições democráticas, promovendo e difundindo a liberdade de expressão e pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
- Manter intercâmbio com organismos congêneres, em nível regional, nacional e mundial.

No site da associação você encontra mais informações sobre como tornar-se um associado, os estatutos e regimentos, encontros, prêmios e conteúdo da revista científica em inglês, Brazilian Journalism Research, criada para divulgação internacional dos pesquisadores.

Acesse o site da SBPJor 

Acesse a revista Brazilian Journalism Research

Comentários

  1. Parabéns pelo blogger!Acompanharei sempre!

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog muito organizado. Parabéns.
    Visite meu blog, comente e cole seu link, no fim de semana eu vou publicar um post com todos blogs interessantes que visitei esta semana.

    http://descansandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana