Pular para o conteúdo principal

Destaques

Terminar de processar as emoções

Processar as emoções era muito mais importante do que fingir que algo não aconteceu. Era reconhecer os próprios erros e acertos e se permitir sentir as coisas boas e ruins. Era tentador fingir que nada aconteceu. Mas também era imaturo, também era um sinal de que havia se desconectado do real e emoções não processadas voltariam de um jeito mais cedo ou mais tarde. Foi reconhecendo os dias bons, mas acima de tudo, sentindo os ruins. Foi deixando tudo para trás, consciente de que não havia mais nada para revisitar, não havia pontas soltas. Então, de tanto sentir tristeza, dúvida e medo, havia sentido intensamente as emoções de forma que elas já não cabiam mais dentro de si. Ia se despedindo das emoções negativas, das emoções positivas, e abrindo as portas para novas emoções chegarem. Tudo o que sabia era que ficar em negação não era a resposta que buscava. Os dias pareciam que nunca iam chegar ao fim, mas finalmente se sentia livre do fantasma do outro.

objETHOS (Observatório da Ética Jornalística)

Em uma iniciativa de um projeto de pesquisadores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o blog objETHOS (Observatório da Ética Jornalística) foi lançado em setembro de 2009 em busca de um jornalismo mais ético.

Confira os propósitos do objETHOS:

- Reunir conteúdos sobre a deontologia jornalística
- Refletir e pesquisar sobre os valores e princípios que sustentam a profissionalidade do jornalismo
- Promover eventos e produzir publicações sobre a ética específica do jornalismo
- Incentivar o debate sobre as condutas de repórteres, redatores, editores e todos aqueles que se ocupam do dever de bem informar

No blog você acompanha a produção de conteúdos sobre ética jornalística, os resultados de pesquisas realizados no Departamento de Jornalismo da UFSC, resenhas de filmes sobre jornalismo que contruibuam para discussões sobre a conduta ética na profissão, pensamentos, artigos, comentários e podcasts.

Francisco José Karam e Rogério Christofoletti são os professores responsáveis pelo Observatório da Ética Jornalística, que contam com a colaboração do professor Samuel Pantoja Lima, dos alunos de Mestrado da UFSC, Bolsitas de Iniciação Científica e de Extensão e acadêmicos de Jornalismo da UFSC.

* O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi) e tem parceria com o Observatório da Imprensa.

Mais lidas da semana