Pular para o conteúdo principal

Destaques

Trecho do segundo livro da série Os Bruxos de São Cipriano

Um trecho de um diálogo com Sylvanus:

“O poder pode ser inebriante, mas também pode ser ilusório, minha criança. Nunca se esqueça de que a verdade e o amor são tão poderosos quanto qualquer outra fonte de energia. Não fomos feitos para destruir. A natureza nos ensina a resistir, reinventar e recomeçar, mesmo quando as esperanças parecem perdidas”– Ben Oliveira, O Livro (Os Bruxos de São Cipriano vol. 2)

Confira a sinopse de O Livro:

2º livro da série de fantasia urbana com temática de bruxaria Os Bruxos de São Cipriano.
Uma vez iniciados no caminho da magia, a amizade fortalecida dentro do círculo se vê mais uma vez ameaçada diante dos segredos e do desconhecido. Assim como os laços de energia se transformaram e poderes ocultos se desenvolveram, Manu e os seus amigos aprenderam que na jornada da bruxaria há sempre algo novo e que existem tantos livros, conhecimentos e seres mágicos que podem fazê-los desejar um destino diferente.

Um livro maldito acaba atraindo a atenção das criaturas d…

Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais #PaposNaRede

Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais foi o tema da palestra do Especialista em Comunicação Digital Edney Souza, realizada no Papos na Rede desta quarta-feira (20), pelo TreinaTOM. O palestrante que já realizou diversas palestras sobre o assunto, deu prioridade a responder perguntas dos participantes.

Souza conta que para encontrar dados relevantes nos blogs e perfis do Twitter é preciso transformar os assuntos dos clientes em palavras-chave e rankear as mais importantes. O especialista ressalta que as ferramentas de análise, geralmente, dão resultados diferentes, todavia usando o bom senso, com os números é possível alimentar idéias e apontar as decisões corretas. "Não entendo nenhuma ferramenta como absoluta. Eu prefiro mesclar cada uma delas", argumenta.

"Em uma monitoria é importante verificar rapidamente quem são os mais influenciadores. Um influenciador forte quando tuíta, pode repercutir na tuitosfera toda", justifica. Para o especialista em comunicação digital não existe uma ferramenta ainda que resolva todos os problemas. No Brasil, as ferramentas de monitoramento ainda estão engatinhando, e as de fora não monitoram direito palavras brasileiras (acentos).

Dicas de monitoramento

- Por meio da ferramenta tagcrowd.com você pode montar uma nuvem de palavras-chave mais usadas no segmento;
- https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal (Ferramenta serve para você comprar palavras no Google Adwords, rankear as que têm o maior volume de busca ou por concorrência);
- Filtrar as palavras, de acordo com categorias e regiões geográficas: http://www.google.com/insights/search/.

Ferramentas de monitoramento de palavras-chave

- http://blogsearch.google.com/blogs relacionados
- http://tweepz.com/ - twitters relacionados
- http://socialmention.com/ - diversas redes sociais

Para o palestrante é importante analisar 3 pontos:

- Pessoas (hubs sociais): Influenciadores em ações ou mídia, que você vai encontrar em blogs e Twitter;
- Canais (blogs, videologs, podcasts etc.): Mídia paga ou como mídia proprietária, dão indícios de quais canais é preciso ter na campanha, não basta ter o canal é preciso ter a produção conteúdo;
- Assuntos (projeto editorial - linguagem, categorias, multimídia, target): Plano de pautas (assuntos que serão tratados para capturar a atenção das pessoas).

Influenciadores

"A audiência não é necessariamente igual a influência", comenta. Edney Souza ensina que um blog com muita audiência, mas sem muita influência, pode ter grande alcance, mas tem pouca repercussão. Para mensurar a audiência exata de um blog, por exemplo, de acordo com o palestrante existe certa dificuldade, a não ser que seja compartilhado pelo blogueiro. Caso não consiga estes dados, através do Google AdPlanner é possível estimar a audiência de sites.

- https://siteexplorer.search.yahoo.com/mysites (mede links apontado para o site)

- PageRank: É uma medida interessante, mas não necessariamente de influência.

Ferramentas pesquisar usuários do Twitter

- Tweepz
- Listorious
- Twellow
- Kindim

Ferramentas para medir influência no Twitter

- Twitalyzer
- Klout 
- Peerindex

Ferramentas de monitoria gratuitas

- Socialmention
- Whostalkin

Ferramentas de monitoria pagas

- Scup
- iBrands
- Easybuzz
- e-brane
- e-life

Medir retweets

- Retweetrank
- Topsy
- Favstar

Que pessoas seguir no twitter

- Influenciadores (participar de forma inteligente com os influenciadores é a melhor forma de conseguir atenção, por meio de RTs e replies);
- Monitorar (entrar em contato e seguir apenas quem te segue)
- Participar de conversas desde que o usuário te mencione, faça uma pergunta ou seja algo bem especifico da sua empresa.

Caso tenha interesse em levar o curso ministrado por Edney Souza (@interney) de Marketing em Mídias Sociais para outras cidades, preencha o formulário 

Comentários

Mais lidas da semana