Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de silêncio

Nos dias de silêncio estava dividido entre a fadiga e a ansiedade. Amava escrever, mas sentia como se não tivesse energia suficiente. Não poderia negar: gostava da sensação de estudar. Porém, os conteúdos difíceis eram como pedras: sabia que para algumas coisas precisava de um tempo a mais.  Entre aulas mais calmas, intermediárias e complexas, tentava fazer o melhor possível para aprender, sem se comparar com os outros, sabendo que cada um era único e todos tinham suas facilidades e dificuldades. A verdade era que mesmo coisas que gostávamos poderiam nos deixar cansados e tínhamos que tomar cuidado para não entrar em estado de esgotamento. Estava fazendo o possível para deixar a rotina equilibrada, de forma que não tivesse mais sobrecarga mental. O excesso de estudo poderia ser pior do que não estudar. Escrevia para registrar como os dias estavam sendo. Escrevia para matar a saudade de escrever. Escrevia para estudar. Escrevia. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Auto...

Direito e Imprensa são abordados em seminário para jornalistas

Texto: Ben Oliveira.

Secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves dos Santos foi um dos destaques do 5º Seminário de Direito para Jornalistas, realizado no dia 26 de setembro de 2012, às 20h45, no Plenário do Tribuanl do Júri, do Fórum de Campo Grande (MS). O jornalista ministrou a palestra "Direito, Imprensa e Comunicação Social: A responsabilidade da informação".
Marcone Gonçalves fala sobre a importância do compromisso com a informação.
Foto: Ben Oliveira.

Marcone Gonçalves comentou sobre a importância dos profissionais de jornalismo e direito e afirmou que são áreas para pessoas com coragem e que tomam decisões. "... não é lugar para gente pequena", declara.

Sobre o jornalismo, Marcone Gonçalves falou que este não é realizado somente nas redações de jornais, mas também em instituições, como o Tribunal de Justiça, e em breve deve abrir maior demanda dos profissionais nestas organizações.

O palestrante falou sobre a importância do direito e do seu protagonismo. "Precisamos encontrar formas alternativas de resolver nossos problemas", Marcone Gonçalves critica o pensamento de se criar leis para qualquer problema que aparece. O jornalista ainda ressaltou a necessidade dos jornalistas entenderam as transformações da sociedade brasileira, seus valores e costumes, dando como exemplo a nova classe média.

"Não há imparcialidade e objetividade nas notícias", Marcone apontou um dos mitos do jornalismo e ainda menciono a confusão das pessoas sobre notícias e fatos. "A notícia não é realidade, é construção da realidade", justificou.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam sobre a imprensa e os escândalos serem as principais notícias publicadas, Marcone Gonçalves comentou que a maioria das informações são de rotina e podem ser planejadas (95%) e poucas são acidentes (3%) e escândalos (1%).

Entre as importâncias do jornalismo está a de construção de imagem diária das instituições e pessoas. Para o jornalista, a informação é importante quando afeta um grande número de pessoas, é inequívoca, tem relação com a cultura média dos leitores, é imprevisível e relevante.

A contextualização das informações também é citada como algo importante para o jornalismo. Marcone cita que as pessoas não querem somente informações, mas emoções que podem ser obtida por meio da maneira que o jornalista conta boas histórias. Em relação aos problemas de comunicação entre imprensa e judiciário, o jornalista ensina: "Comunicação não é o que você diz, é o que a pessoa entende".

Mais lidas da semana