Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Direito e Imprensa são abordados em seminário para jornalistas

Texto: Ben Oliveira.

Secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves dos Santos foi um dos destaques do 5º Seminário de Direito para Jornalistas, realizado no dia 26 de setembro de 2012, às 20h45, no Plenário do Tribuanl do Júri, do Fórum de Campo Grande (MS). O jornalista ministrou a palestra "Direito, Imprensa e Comunicação Social: A responsabilidade da informação".
Marcone Gonçalves fala sobre a importância do compromisso com a informação.
Foto: Ben Oliveira.

Marcone Gonçalves comentou sobre a importância dos profissionais de jornalismo e direito e afirmou que são áreas para pessoas com coragem e que tomam decisões. "... não é lugar para gente pequena", declara.

Sobre o jornalismo, Marcone Gonçalves falou que este não é realizado somente nas redações de jornais, mas também em instituições, como o Tribunal de Justiça, e em breve deve abrir maior demanda dos profissionais nestas organizações.

O palestrante falou sobre a importância do direito e do seu protagonismo. "Precisamos encontrar formas alternativas de resolver nossos problemas", Marcone Gonçalves critica o pensamento de se criar leis para qualquer problema que aparece. O jornalista ainda ressaltou a necessidade dos jornalistas entenderam as transformações da sociedade brasileira, seus valores e costumes, dando como exemplo a nova classe média.

"Não há imparcialidade e objetividade nas notícias", Marcone apontou um dos mitos do jornalismo e ainda menciono a confusão das pessoas sobre notícias e fatos. "A notícia não é realidade, é construção da realidade", justificou.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam sobre a imprensa e os escândalos serem as principais notícias publicadas, Marcone Gonçalves comentou que a maioria das informações são de rotina e podem ser planejadas (95%) e poucas são acidentes (3%) e escândalos (1%).

Entre as importâncias do jornalismo está a de construção de imagem diária das instituições e pessoas. Para o jornalista, a informação é importante quando afeta um grande número de pessoas, é inequívoca, tem relação com a cultura média dos leitores, é imprevisível e relevante.

A contextualização das informações também é citada como algo importante para o jornalismo. Marcone cita que as pessoas não querem somente informações, mas emoções que podem ser obtida por meio da maneira que o jornalista conta boas histórias. Em relação aos problemas de comunicação entre imprensa e judiciário, o jornalista ensina: "Comunicação não é o que você diz, é o que a pessoa entende".

Comentários

Mais lidas da semana