Pular para o conteúdo principal

Destaques

Intenções e contradições

Era ao ouvir o próprio pensamento sendo dito em voz alta, que muitas vezes percebia suas intenções e contradições. Poucos espaços eram tão seguros para isso, como a terapia. E uma vez que percebíamos algo, não podíamos fingir que não sabíamos. Ao parar de fumar cigarro, pensamentos que antes estavam sob controle, agora estavam soltos. A nostalgia aumentava em alguns dias e sabia que precisava ignorar as próprias emoções, pois elas o levariam para um caminho de ilusões. Os dias passavam e continuava se lamentando não ter parado de fumar cigarro antes, como se a cada ano que tivesse fumado, fosse tornando mais difícil ainda a experiência de parar completamente. E, às vezes, era assim também com as pessoas. Saber a hora de deixar ir parece tão difícil, mas tão necessário. Saber que não importa o quanto deseje, isto não se tornaria real. Saber que tentar trazer o passado para o presente, era uma receita para decepção. Ia, então, seguindo firme no propósito. Continuava dizendo não ao cigarr...

Comunidade Pantaneira do Porto da Manga é tema de livro-reportagem

Texto: Ben Oliveira (escrito para o blog I Love MS)

Blog criado pelos acadêmicos de jornalismo: Pantanal - Retratos
de uma comunidade isolada. Foto: Reprodução.
Os acadêmicos de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande (MS), Luis Augusto Akasaki e Thaiany Regina estão produzindo como trabalho de conclusão de curso um livro-reportagem sobre a comunidade pantaneira do Porto da Manga, localizada a 60 km de Corumbá (MS).

Para descrever um pouco sobre o processo de elaboração do livro-reportagem sobre o tema e ao final, disponibilizar o livro pronto para visualização, os acadêmicos criaram o blog "Alô Pantanal". Segundo Luis Augusto Akasaki, o nome foi escolhido por conta do rádio amador, principal meio de comunicação do Pantanal e conhecido pelos ribeirinhos como "Alô Pantanal", aparelho pelo qual eles se comunicam entre si e com amigos e familiares de outros regiões da planície pantaneira.

"... o objetivo deste projeto é justamente levar a informação de uma comunidade histórica do Pantanal, que viveu anos de glória, mas que atualmente encontra-se isolada e esquecida, por meio de um processo comunicacional mais amplo, rápido e de maior alcance", justifica o acadêmico de jornalismo Luis Augusto Akasaki no primeiro texto publicado no blog.

No blog é possível conferir um pouco sobre a função do jornalista, a necessidade de reflexão sobre as comunidades pantaneiras, choque cultural, os contrastes entre paisagens belas e situações, lições de vida, manifestações folclóricas e a hospitalidade.

Seria impossível descrever todas as emoções e informações divulgadas pelos acadêmicos através deste texto. Aos interessados no Pantanal e no livro-reportagem, fica aqui a minha sugestão de leitura: http://alopantanal.com/.

Mais lidas da semana