Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Jurassic Park – Michael Crichton

Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) foi uma leitura nostálgica para mim. À medida que me aventurava pelas páginas do romance, foi como se eu desenrolasse várias memórias relacionadas ao universo ficcional dos dinossauros, popularizado pela adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, em 1993. O livro de ficção científica escrito por Michael Crichton foi republicado em 2015, pela Editora Aleph, com tradução de Marcia Men.


Compre o livro Jurassic Park (Michael Crichton): https://amzn.to/2pKUq7R

Mais do que entretenimento para os amantes de dinossauros, Jurassic Park é um conto caucionário sobre ciência, genética, ética e ambição humana. Hammond é um homem rico que idealiza um parque de diversão com dinossauros reais, sem se dar conta dos potenciais perigos de dar vida às criaturas.

Antes da abertura do parque, uma equipe de profissionais é convidada a visitar a Ilha Nublar, na Costa Rica, entre eles um matemático que alerta sobre as chances do projeto se tornar caótico e…

Síndrome do Pânico é tema de projeto criado por acadêmico de jornalismo

Vinícius Nunes é autor de projeto sobre
a Síndrome do Pânico. Foto: Divulgação.

Na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro de 2012, o acadêmico de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Vinícius Nunes apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, um videodocumentário sobre a Síndrome do Pânico. A apresentação aconteceu em Campo Grande (MS) no auditório da biblioteca da instituição de ensino superior.

Vinícus Nunes emocionou a banca de professores e acadêmicos de Comunicação Social que estavam assistindo o documentário. No estilo de Jornalismo Gonzo, no qual o personagem é o próprio jornalista, o videodocumentário mostrou como o acadêmico descobriu que tinha Síndrome do Pânico, como lidou com a doença e como conseguiu superar o problema quando descobriu que tinha um câncer e se curou, porém após teve uma recaída na depressão e ansiedade.

No documentário, Vinicíus Nunes comentou como é difícil conviver com a doença e fazer coisas como sair de casa, ir a lugares movimentados e falar em público. Além de tomar remédios, o acadêmico contou que está fazendo Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Segundo uma psicóloga especialista em TCC entrevistada para o trabalho, o índice de melhora é alto, uma das razões pelas quais o acadêmico acredita na importância de difundir mais informações sobre a doença.

Para Vinícius Nunes, se as pessoas forem informadas e diagnosticadas, elas poderão ter melhor qualidade de vida. Além do documentário, o acadêmico de Jornalismo lançou no dia 6 de novembro de 2012 o blog Viva sem Pânico com a proposta de colocar o Transtorno do Pânico na mídia, portadores da doença poderem compartilhar experiências, mostrar tratamentos eficazes, entre outras.

"Espero poder ajudar o maior número de pessoas com o video-documentário "Transtorno do Pânico - Em busca de uma solução" que foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso que deu origem a este blog e a outros projetos para tornar o Pânico mais conhecido pela sociedade. Podendo assim, quem sabe acabar de uma vez por todas com as crenças e preconceitos da sociedade e até mesmo dos pacientes, pois isto é um obstáculo que deve ser ultrapassado para que todo o objetivo deste projeto se concretize", comenta Vinícus Nunes.

Para saber mais, acesse o blog Viva Sem Pânico: http://www.vivasempanico.blogspot.com.br/

Comentários

Mais lidas da semana