Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: O dever de combater o charlatanismo como autista, escritor e jornalista

Admiro artistas que se posicionam. Admiro pessoas que não ficam em silêncio quando vêem coisas erradas acontecendo. Neste mês, aproveitando o embalo da conscientização, estou fazendo campanha contra o charlatanismo e tratamentos falsos de autismo (Mais de 8).


Mesmo sem muito apoio, sigo em frente. E ao mesmo tempo, colegas estão fazendo campanha para acabar com o MMS no Brasil – um produto corrosivo e proibido que muitos pais de autistas usam neles achando que vão curá-los e pode matar.

Eu poderia ficar omisso, afinal, sou Asperger com Altas Habilidades, tive diagnóstico só aos 29 anos e sei como me camuflar – do espectro autista inteiro, faço parte daqueles que estão mais próximos do que é ser um neurotípico (não-autista) aos olhos de quem não entende do assunto e dizem frases como 'não parece autista', mas me nego a ficar calado vendo tanta coisa errada acontecendo.

É o mínimo que posso fazer como escritor, jornalista e pessoa no espectro autista; usar minha voz para ajudar …

Bolsas de estudos para Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo

O Programa InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo e Comunicação da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância oferecerá cinco bolsas de estudo para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para acadêmicos de comunicação do Brasil.

As bolsas de estudo são no valor de R$ 400 / mensais durante seis meses. Serão três bolsas para o tema: "Direitos, Criança, Políticas Públicas e Erradicação da Pobreza" e duas bolsas para o tema especial contemplado nesta edição: "O esporte como fator de inclusão social".

Os projetos devem ser produzidos e defendidos até o dia 30 de agosto de 2013.

As inscrições começaram no dia 26 de outubro de 2012 e encerram no dia 26 de janeiro de 2013.

No edital é possível conferir mais informações sobre como os projetos devem ser produzidos, critérios de julgamento, inscrições, contemplados, entre outros tópicos sobre o Programa InFormação.

O programa conta com patrocínio da Petrobrás, no âmbito do projeto Jornalista Amigo da Criança, e apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ.

Confira o edital na íntegra: http://www.informacao.andi.org.br/sites/default/files/edital008-20121001.pdf.

Comentários

Mais lidas da semana