Pular para o conteúdo principal

Destaques

7 de Abril: Dia do Deveria Ter Feito Outro Curso

Dia 7 de abril: Dia do Jornalista. Há anos não há nada para comemorar. Uma das profissões mais desvalorizadas no Brasil. Só não ganha da de escritor. Eu ganhei na loteria, né.


Eu tinha um professor que tentava incentivar as pessoas a buscarem outras profissões por causa desses motivos e todo mundo achava ruim. Há anos, percebo que ele estava certo.

Aquele momento que você percebe que seguiu rumo parecido com o de um dos seus professores favoritos. Parabéns, você se tornou O Grinch. 

Também conhecido como o Dia do Deveria Ter Feito Outro Curso. No meu caso, um dos cursos que queria ter feito era Medicina.

Para quem não sabe, eu era de biológicas; era para ter me formado em Nutrição, mas achei o curso pouco desafiador e tranquei. Na época, eu nem sabia do autismo (Síndrome de Asperger), se soubesse, teria entendido que precisamos de desafios ou ficamos entediados e teria seguido até o final.

Acabei caindo no Jornalismo quando morei sozinho em Florianópolis. Um dos meus hiperfocos era le…

5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2013

A partir da próxima segunda-feira, 11 de março de 2013, começam as inscrições para o 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2013. No site da premiação é possível fazer as inscrições, que seguem até o dia 20 de abril de 2013.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é voltado para estudantes de Jornalismo de todo o Brasil, com a proposta de analisar as melhores pautas, segundo critérios de relevância, criatividade e exequibilidade.

Além do estudante ou estudantes (no máximo três por equipe), o projeto deve contar com a participação de um professor. Não é possível fazer a inscrição do mesmo aluno em diferentes grupos e existe o limite de uma pauta por grupo.

Entre os temas propostos estão: "Após uma década de políticas de ação afirmativa, o que os jovens negros, que ingressam no mercado de trabalho, contam sobre discriminação e superação?" e "Bullying – como se aprende a violar a dignidade humana".

As matérias devem ser produzidas em um dos meios de comunicação: Jornal, Revista, Rádio, Televisão ou Internet.

O estudante ou grupo selecionado com a melhor matéria ganhará uma viagem de estudos para Joanesburgo, onde terá a oportunidade de conhecer o Museu do Apartheid, que conta a história cultural, política e social da África do Sul e do ex-presidente Nelson Mandela, relembrando os mais de 40 anos do regime de segregação racial que reprimiu e castigou cruelmente a comunidade negra sul-africana.

Para conferir o regulamento, inscrições e outras informações sobre o Prêmio de Jornalismo - Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, acesse: http://www.jovemjornalista.org.br/Premio_Jovem_Jornalista/

*Dica do acadêmico de Jornalismo, Matheus Rondon

Sugestões de textos, eventos, cursos e informações relacionadas ao Jornalismo, Tecnologia, Comunicação, Marketing, Literatura ou qualquer outro assunto relatado no blog, envie um e-mail para: ben-oliveira@hotmail.com

Comentários