Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ser lembrado por um leitor

Há algo encantador em ser lembrado por um leitor, como se de alguma forma estivessem conectados pelas palavras, mesmo com o passar dos anos. Havia algo reconfortante em saber que um leitor aguardava um livro novo. Tantas coisas tinham acontecido na vida após a publicação do último livro. De alguma forma, era como se tivesse se tornado outra pessoa. Estaria mentindo se dissesse que ainda não escrevia, mas nem sempre tinha energia ou foco para tal, já não era mais como antigamente quando conseguia prever quando iria terminar de escrever um livro. Um simples e-mail poderia fazer um escritor feliz e trazer uma dose de esperança de que em algum lugar do mundo, havia um leitor ansioso e animado com a possibilidade de um novo livro. Poucas sensações eram tão boas para os escritores. Só tinha como agradecer, ainda que em forma de texto aberto. Leitores, muitas vezes, são lembretes de que os livros importam. Escritores, em muitas situações, precisam deste lembrete constante para vencerem as dif...

Resenha Eu - Ricky Martin


Texto: Ben Oliveira

Quando o meu namorado me falou sobre o livro do Ricky Martin, eu nunca pensei que pudesse gostar de lê-lo. Ele me disse que ia emprestá-lo para mim e eu sem muita seriedade disse que toparia ler, mas que depois ele teria que aguentar as críticas negativas sobre a obra. Como grande parte dos preconceitos são derrubados quando você encara a verdade, esta biografia me surpreendeu.

"Eu" é o nome do livro escrito por Ricky Martin, publicado no Brasil, em 2010, pela editora Planeta. Não é tão difícil imaginar sobre o que o livro se trata pelo seu título e gênero literário, a biografia, mas para quem esperava uma espécie de glorificação do ego do cantor, a obra é muito mais do que isso.

A autobiografia de Ricky Martin me impressionou, pois apesar do famoso cantor e ator porto-riquenho ter uma carreira interessante para ser contada, principalmente por causa do preconceito em relação à América Latina e como ele conseguiu se tornar conhecido no mundo, ele não se focou só na sua vida profissional e em detalhes frívolos da sua vida pessoal.

Mais do que conhecer como foram os anos iniciais da carreira de Ricky Martin, sua participação no grupo Menudos e sua ascensão, com o livro o leitor conhece sobre a necessidade do cantor de buscar o equilíbrio e sua transformação espiritual, além de relatos sobre a sua sexualidade, um dos motivos que possivelmente devem ter atraído muitos compradores da biografia e um tema muito interessante, o tráfico de pessoas e exploração sexual.

Durante o livro, Ricky Martin mostra um pouco dos seus dias ruins, como as consequências do excesso de trabalho e da invasão de privacidade, entretanto o cantor não perde o positivismo, compartilhando algumas coisas que aprendeu ao longo de sua jornada e incentivando os leitores a seguirem os seus sonhos e buscarem o equilíbrio.

Talvez um dos pontos mais interessantes do livro seja o trabalho realizado pelo cantor para ajudar a diminuir o tráfico sexual de crianças, uma prática bastante comum em países como a Índia, na qual as famílias submetem seus filhos a isso em troca de dinheiro ou quando são enganados.

Cada um sabe as facilidades e dificuldades que cada um tem para expor sua orientação sexual. Para Ricky Martin, além dos conflitos internos e dúvidas, antes de ter coragem de revelar que é gay para os outros, o homem teve que enfrentar os seus medos, para perceber que às vezes nossos piores terrores são obra de nossa imaginação. Ao compartilhar os seus medos e o processo que passou, Ricky Martin não está só ajudando a si mesmo, mas também a milhares de pessoas que têm pavor de se olharem no espelho, se aceitarem do jeito que são e não terem vergonha de si mesmas.

Seja para entender mais sobre a paixão de um músico e entender os desafios e maravilhas encontradas ao longo do caminho da fama, saber mais sobre a busca espiritual de um ídolo, ver um gay saindo do armário publicamente e aprender que todos têm a sua hora certa ou ficar chocado com a prática do tráfico de pessoas e exploração, eu recomendo a leitura de "Eu", escrito pelo Ricky Martin. E se você tem tanto preconceito quanto eu tive antes de começar a lê-lo, ao menos leia para formar suas próprias opiniões com sabedoria e quem sabe compreender mais sobre a vida.

Mais lidas da semana