Pular para o conteúdo principal

Destaques

Suspensão do X (antigo Twitter): Bluesky se torna refúgio para milhões de brasileiros

Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil , duas redes sociais serviram de refúgio para os usuários brasileiros: a Thrends e a Bluesky , sendo que a última está se destacando e entre os aplicativos mais baixados por ter um formato mais parecido com o antigo Twitter. Jornais, jornalistas, artistas, escritores, leitores, produtores de conteúdo, páginas de fofocas e cultura e contas de fãs de artistas (fandom) estão entre os que se inscreveram na Bluesky, ajudando a diminuir a abstinência deixado pelo X e a sensação de deserto de informações, já que a plataforma não era usada só para questões políticas e entretenimento, mas também para consumir conteúdos jornalísticos e informações em tempo real. Enquanto alguns estão desanimados e com preguiça de recomeçar, tentado encontrar os seguidores em comum que tinham no X, há quem esteja animado com a possível atualização, na qual estariam disponíveis o uso de vídeos e os assuntos do momento – curiosamente, há quem esteja contente sem a o

Cinco erros que você deve evitar ao falar em público

Falar em público é uma tarefa bastante desafiadora para a maioria das pessoas e que todos nós acabamos tendo que realizar ao menos uma vez ao longo da vida. Há aquelas pessoas que precisam fazer isso mais vezes do que outras e, para que possam alcançar o sucesso nesta tarefa, a chave é conhecer bem quais erros deve evitar. Aprender tais falhas comuns garante que você consiga se preparar melhor, destacando-se ao falar em público como se fosse um profissional. Separamos então, 5 dos maiores erros cometidos por oradores inexperientes.

1. Deixar o nervosismo te controlar

Elabore de antemão técnicas de relaxamento que possam te ajudar antes e durante sua fala. Não há nenhuma que seja padrão e funcione com todo mundo. Apenas escolha algo que te ajude a manter a mente e o corpo relaxados. Algumas ideias envolvem ouvir uma das suas músicas favoritas, fazer ioga ou meditação, telefonar para um amigo ou familiar ou apenas tentar esvaziar a mente.

2. Não praticar o discurso

Quando você não separa um tempo para memorizar seu discurso e o pratica antes de ter que falar em público, provavelmente você terá que lê-lo em vez de apenas dizê-lo. Está é uma maneira de perder com muita facilidade a atenção do público. Seus olhos precisam estar focados no público ao longo de toda a sua fala. É aceitável que, ocasionalmente, você olhe para baixo caso precise retomar sua linha de raciocínio, mas este comportamento não deve dominar seu discurso.

3. Vestir-se de maneira inadequada

Você deve sempre se vestir profissionalmente para uma ocasião em que falará em público, a menos que seja indicado que você não o faça. Aparecer em um evento vestido de uma forma inadequada pode gerar dúvidas sobre sua capacidade e criar comentários que podem prejudicar sua credibilidade diante do público. A maneira como você se veste é a primeira forma de demonstrar uma atitude diante de sua plateia, então você deve estar bastante atento a isto.

4. Falar rápido demais

Um dos erros mais corriqueiros de quem fala em público é falar rápido demais. Fazer isso faz com que você pareça estar sem confiança sobre aquilo que está discursando. Você deve manter um ritmo moderado, respirando adequadamente e prestando atenção ao seu público para verificar se eles parecem estar acompanhando suas ideias expostas. Apenas tome cuidado para não pecar pelo contrário, falando em um ritmo tão lento que acaba deixando os expectadores sonolentos. Sugerimos que treine com amigos ou pessoas próximas para que elas possam te avaliar com sinceridade.

5. Usar palavras muito grandes e desconhecidas

Muitos oradores tentam impressionar seu público usando palavras grandes e complexas. Está é uma péssima ideia por diversos motivos. Alguns ou, provavelmente, todos os indivíduos do seu público podem não estar familiarizados com essas palavras. Isso fará com que você soe presunçoso e arrogante. Verifique sempre para qual público você estará falando e prepare seu discurso pensando nisso. Se considerar realmente necessário usar certos termos desconhecidos ou estrangeiros, explique para o público seu significado.

Quando você estiver diante de uma ocasião em que precisará falar para um grupo, independente do seu tamanho, leve em consideração estes pontos que destacamos, assim, posso garantir que você terá êxito em sua apresentação.


***

Este artigo foi escrito por Poema Eurístenes, do Como Fazer, um site de guias e artigos que ensinam aos leitores a fazerem de tudo.

Se você quer aprender mais sobre falar em público leia: Como falar bem na frente de outras pessoas

Comentários

  1. "Usar palavras muito grandes e desconhecidas". Isso depende. Qual o público desejado? Alunos de um curso de direito na Universidade? Pessoas de um bairro nobre? Pessoas de uma periferia? Nada é certo em matéria de discurso mas, uma coisa é fato, PAULO MALUF sempre impressionou, mesmo não sabendo falar direito! Pense nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica está indicando exatamente isto que você pontuou, Leandro. É preciso levar em consideração o público com o qual está falando para escolher sua linguagem. Isto se o orador pretende falar "com" e não apenas "para" um grupo.
      A frase de introdução do tópico apenas serve para exemplificar uma situação frequente. Bem, sobre Maluf tenho outra opinião, mas vou deixar para lá, pois este não é o cerne da discussão. Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana